O que é adsorção

adsorçãoA adsorção é um processo similar ao de absorção, através da qual uma substância em um gás ou líquido torna-se ligado a um sólido. A substância pode ser um poluente, chamado um adsorvato, que é atraída para a superfície de um sólido especial. A adsorção ocorre naturalmente, mas os industriais aperfeiçoaram os métodos de adsorção para limpar resíduos perigosos ou purificar a água potável.

Partículas químicas minúsculas suspensas em outra fase de matéria, como ar, gás ou em água ou outro líquido, são por vezes consideradas contaminantes. Estas pequenas partículas podem ser separadas a partir desta fase, chamada de adsorvente, para introduzir uma fase diferente. Um material de outra fase, como o sólido de carbono, atinge estas partículas e leva o adsorvato à sua superfície. O ar restante ou líquido é purificado. Isto difere da absorção, em que nunca as partículas mudam de fase, mas entra poros do sólido, juntamente com o ar de acompanhamento ou água.

Equipamento de adsorção

Equipamento de adsorção

Os métodos naturais ou orgânicos de adsorção ocorrem o tempo todo. Por exemplo, o oceano adsorve o dióxido de carbono na atmosfera, o que afeta o clima e a temperatura atmosférica. Os primeiros humanos observaram que, ao queimar um pedaço de osso durante todo o tempo, eles poderiam colocar o osso em misturas de alimentos, como o açúcar, e a água coletaria as partículas de poluentes que não eram comestíveis, purificando a comida. Partículas coloridas no nosso espectro visível, bem como aqueles com odores fortes, são mais fáceis de adsorver.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
É importante aproveitar o poder de adsorção na luta contra os perigos químicos modernos. Alguns sólidos são ideais para adsorção. Eles têm uma grande quantidade de área de superfície para o seu volume, porque eles são marcados por microporos. Os usos industriais e comerciais para os filtros de adsorção variam. Por exemplo, o carbono faz com que o gosto da água fria melhore. Um filtro de carbono pode ser aquecido para limpar a superfície de adsorvatos reutilizados. A alumina ativada remove os produtos químicos nocivos como fluoreto e arsênio a partir de líquidos.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password