solvataçãoEm química, o uso de uma substância conhecida como um soluto dissolve-se em outro, conhecido como um solvente, que é denominado uma solução. O processo de solvatação é um método em que uma reação química ocorre, e tanto o soluto quanto o solvente se combinam para formar ligações químicas covalentes fracas.

O processo de solvatação está intimamente relacionado com a dissolução e a solubilidade, com a distinção técnica que cria um estado estável na solução, em que cargas iônicas de soluto e de solvente são canceladas para formar uma carga global neutra.

Embora o modelo de solvatação possa também ser aplicada ao material insolúvel, o processo de troca de íons sobre uma superfície sólida é mais frequentemente observado em soluções aquosas. Considera-se um processo importante para compreender, em química, como a maioria das reações químicas ocorre em um estado de solução. Em biologia, essencialmente todas as reações bioquímicas no corpo humano têm lugar em uma solução à base de água.

O processo comum de hidratação da água, também conhecido como hidratação, tem um impacto direto sobre a segurança do abastecimento de água da cidade. A água que é purificada para beber e para outros usos pelos municípios não é a água pura, e, de fato, pode acabar com os sólidos mais dissolvidos. Isto é porque as moléculas de água geralmente contêm energia suficiente iônica para quebrar a estrutura de rede cristalina de sólidos iônicos, tais como de sódio cloreto.

Solvatação

Solvatação

O método de solvatação ocorre apenas com solventes polares, e a água é um deles. Solventes têm constantes dielétricas elevadas, ou uma forte capacidade de concentrar fluxo elétrico. Outros exemplos de solventes polares incluem etanol, butanol, e ácido fórmico.

Quando o procedimento de solvatação ocorre, os níveis de energia de solvatação também se modificam. A energia é libertada quando as coordenadas do solvente com os íons livres, o que é conhecido como a energia de ligação. À medida que os íons se dispersam no solvente, a energia é ligada por um método conhecido como energia de dispersão.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Algumas substâncias podem libertar grandes quantidades de energia na forma de calor quando a solvatação ocorre em água, com medição em kilogram-Joules/mol, e outras libertam muito pouco, dependendo da sua estrutura molecular. Exemplos de moléculas que libertam pequenas taxas de entalpia molar incluem lítio, nitrato LINO 3 , a -2,51 kJ / mol e de potássio , cloreto de KCl, em -17,22 kJ / mol.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia