Constante dielétricaA constante dielétrica é a razão entre a permissividade absoluta de um material e a permissividade absoluta de um vácuo. A definição técnica de "constante dielétrica" ou "permissividade relativa" é complicada e ainda debatida entre engenheiros elétricos. Isto é porque a permissividade de um material depende da frequência da tensão aplicada. O termo "constante dielétrica estática" é usado para descrever essa relação quando uma voltagem de corrente contínua ou zero é aplicada.

Capacitores são dispositivos que armazenam cargas elétricas. Eles têm inúmeras utilizações em eletrônica por causa das suas características únicas. Eles são utilizados como filtros em fontes de alimentação para remover as flutuações na tensão de saída, como constantes de temporização em circuitos osciladores, e para bloquear a tensão da corrente contínua direta (DC) durante a passagem corrente elétrica AC em circuitos do amplificador.

Um condensador tem duas placas ou fitas de material condutor separados por um isolador. Quando uma corrente contínua é aplicada através do condensador, uma carga se acumula entre as placas. Para evitar uma perda de tensão através do hiato entre as placas, um isolador é colocado entre elas. Este isolador é conhecido como elemento dielétrico.

O termo "constante" é enganoso quando se refere ao valor dielétrico ou permissividade de um isolador. Conforme as mudanças de frequência são aplicadas, o mesmo acontece com a constante dielétrica. O termo geralmente usado para o valor dielétrico dependente de frequência é "constante dielétrica relativa."

A constante dielétrica reduz conforme o aumento da frequência.

A constante dielétrica reduz conforme o aumento da frequência.

Conforme a frequência aumenta, diminui a constante dielétrica relativa. Como resultado, os condensadores são concebidos para operar dentro de uma gama de frequência. Um material dielétrico pode ser adequado para uso com frequências mais baixas, mas pode não ser capaz de funcionar adequadamente quando exposto à alta frequência de tensão. Condensadores em alta frequência precisam de isoladores que tenham uma constante dielétrica muito mais elevada.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Alguns isoladores dielétricos contribuem efetivamente para a formação do campo elétrico em um condensador. Eles fazem isso, ajudando a concentrar e alinhar o campo elétrico. Esta característica, juntamente com a capacidade de isolamento do material, determina a permissividade constante dielétrica ou relativa de um dado material.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica