Filtro de carbono na purificação da águaUm filtro de carbono pode ser de qualquer tipo de sistema de purificação de água que utiliza carbono para remover as impurezas. Exemplos comuns incluem carbono ativado granular (GAC), sistemas de filtros a carvão para aquários e uso doméstico ou filtros de água potável domésticos. Os dispositivos de purificação de líquidos geralmente usam carbono ativado ou granular para a purificação e limpeza, ambos os quais remover as impurezas por meio de um processo chamado de adsorção.

Em um filtro de carbono ativado granular (GAC), a água se move através de pequenos pedaços de carvão ativado. A consistência deste carbono é descrito como uma areia fina, ou parecido com pó de café extremamente fino, e apresenta uma grande área de superfície para a água se deslocar. As impurezas são retidas no carbono através de adsorção, resultando num líquido mais limpo. Esses tipos de filtros, por vezes, sofrem de canalização, onde a água percorre um caminho específico que dá pouca resistência e poucos resultados na purificação, caso sejam mal acondicionados.

No sistema de filtração de bloco de carbono, o carbono é pressionado para dentro de um único bloco, geralmente de forma cilíndrica. A água é então forçada através do bloco, resultando na purificação. Embora os filtros de blocos de carbono ainda usem a adsorção de água potável, filtros densos de carbono podem, até mesmo, bloquear fisicamente alguns agentes microbiológicos de passar por eles.

Tipo de filtro de carvão ativado

Tipo de filtro de carvão ativado

Este meio de filtragem remove as impurezas da água. Substâncias como cloro, compostos orgânicos voláteis (COV), pesticidas, herbicidas e mercúrio são produtos que funcionam melhor nesses. Alguns filtros de bloco de carbono também foram concebidos para remover PCB (bifenilos policlorados), chumbo e amianto. A prata é adicionada, às vezes, para filtros de carvão ativado granular a fim de fornecer propriedades antimicrobianas. Filtros de água de carbono são geralmente ineficazes na remoção de outros compostos inorgânicos, radionuclídeos, e muitos agentes microbiológicos.

Para obter uma filtragem eficaz, o carbono ativado deve ser trocado regularmente. Embora existam formas industriais para "recuperar" o carvão ativado, os usuários domésticos terão de substituir o suprimento durante o intervalo recomendado - geralmente após uma determinada faixa de litros que foram purificados.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Como mencionado anteriormente, um filtro de água de carbono usa um processo chamado de adsorção para purificar a água. Na adsorção, pequenas partículas são removidas da água ou do ar e se aderem à superfície de outra substância. A natureza porosa do carbono apresenta uma grande área de superfície que permite que este processo tenha bom desempenho.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais