Solvente polarUm solvente polar é um líquido com moléculas que têm uma carga elétrica fraca, devido à sua forma. Por exemplo, a água é uma molécula com um oxigênio e dois átomos de hidrogênio. Os dois átomos de hidrogênio não estão em lados opostos do oxigênio, mas em ângulo. Isto cria um desequilíbrio ligeiro da carga elétrica na molécula de água, também conhecido como polaridade.

Quando uma molécula sólida é colocada em um solvente polar, ela pode se dissolver se tiver sua própria polaridade. Isto ocorre porque as moléculas do sólido são atraídas para as cargas elétricas fracas do solvente. Exemplos de materiais polares incluem o sal e o açúcar, ambos os quais se dissolvem facilmente em água, o solvente polar.

Um solvente polar não dissolverá normalmente os materiais não polares, ou vice-versa. Sal e açúcar não se dissolverão na maioria dos solventes orgânicos, porque não há carga elétrica para atrair as moléculas. O termo "como prefere como" é muitas vezes usado para observar a preferência de materiais polares em relação aos solventes polares, e, similarmente, para materiais não-polares. Há algumas raras exceções a esta regra, porque solventes não-polares podem ter pequenas cargas elétricas que imitam os polares.

Solvente polar

Solvente polar

Quando um sólido é colocado em um solvente e se dissolve, as moléculas de sólidos são dispersas ou distribuídas uniformemente no solvente. Esta mistura dissolvida permanece estável enquanto os restos de solvente rodeiam as moléculas de sólidos. O processo de precipitação, ou separação de um sólido a partir da mistura, pode ocorrer se houver maior presença de material sólido do que pode ser dissolvido. Estas soluções são chamadas de saturadas, e as alterações na temperatura podem causar a precipitação do sólido a partir da mistura dissolvida.

Um solvente polar é muitas vezes classificado, afirmando a sua constante dielétrica ou índice de polaridade. Constante dielétrica é uma medida das propriedades elétricas de um solvente em uma amostra, versus um vazio condensador, que contém o material enquanto a corrente elétrica passa através dele. O índice polar é uma medida relativa da capacidade de um solvente para dissolver vários materiais polares. Em ambos os testes, o índice medido constante é colocado em uma tabela de solventes comuns, que pode ser utilizado para a identificação de solventes em processos químicos.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Outro tipo de solvente, um surfactante, pode ser usado para criar misturas de materiais polares e não-polares. Os surfactantes são moléculas que são polares e não polares em cada extremidade. Estes materiais irão criar ligações moleculares da extremidade polar com moléculas semelhantes, e de forma semelhante com a extremidade não-polar.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais