CNOOC Por um preço de US $ 15,1 bilhões, a gigante estatal de petróleo e gás chinesa CNOOC Ltd vai comprar a empresa canadense Nexen (IW 1000/592), de acordo com o que anunciaram ambas as empresas nesta última segunda-feira, 23.

As companhias disseram que a CNOOC, que é a maior produtora de gás e petróleo offshore da China, vai adquirir todas as ações ordinárias em circulação da Nexen por US $ 27,50 por ação, em dinheiro. O acordo deverá ser concluído no quarto trimestre deste ano.

"A aquisição reflete a nossa forte crença na carteira rica e diversificada de ativos da Nexen e em sua classe mundial de gestão e funcionários", disse, Wang Yilin, presidente da CNOOC.

"Esta é uma oportunidade excitante para nós aprimorarmos o nosso relacionamento já existente com Nexen no Canadá, e para adquirirmos uma plataforma líder internacional no processo", acrescentou.

Plataforma da CNOOC

Plataforma da CNOOC

O presidente da Nexen, Barry Jackson, acreditar que a operação iria entregar valor "significativo e imediato" para os acionistas da empresa. O preço da oferta representa um ágio de 61% sobre o preço de fechamento da Nexen na sexta-feira.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

A Nexen, atualmente, tem uma dívida de cerca de US $ 4,3 bilhões. A CNOOC também adquiriu a OPTI, uma produtora de petróleo de areias, no ano passado, e é parceira de joint venture com a ConocoPhilips, terceira maior empresa de energia integrada dos Estados Unidos.

Autoridades da indústria explicaram que a Nexen ajudará a CNOOC ampliar sua presença em muitas das mais importantes regiões produtoras de óleo e gás do mundo, incluindo oeste do Canadá, Mar do Norte, o Golfo do México e Nigéria.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás