O que é coinjeção

coinjeçãoCoinjeção é um processo de moldagem por injeção no qual diferentes polímeros são injetados no mesmo molde para produzir um efeito específico. Em muitos casos, os efeitos desejados incluem a alteração das propriedades físicas dos polímeros ou a redução dos custos de produção. Este processo também é conhecido como moldagem por prensa. Existem dois tipos de processos de coinjeção: baseada em máquina e baseada em molde. Cada tipo oferece suas próprias vantagens e aplicações específicas.

A coinjeção baseada em máquina requer o uso de duas ou mais unidades de processamento. Este é processo considerado um método frio. O plástico fundido de cada unidade de processamento é forçado através de um coletor, de onde é combinado e depois sai através de um único injetor. Através do processamento do plástico através deste meio, o resultado é um produto do núcleo coberto por um revestimento de polímero.

A coinjeção baseada em molde é um processo de câmara quente no qual os dois plásticos fundidos são mantidos separados até a última fase. Os fluxos de material são unidos quando atingem o molde, formando uma peça com um efeito de dupla camada. Este tipo de moldagem é comumente visto em produtos domésticos, tais como cabos de escovas de dentes, que têm uma superfície clara externa em torno de um núcleo colorido. Enquanto esta aplicação é adequada para a criação de certos efeitos estéticos, é também útil em outras formas. A combinação de um produto principal com uma sobreposição de polímero permite que os fabricantes criem uma grande variedade de propriedades para os produtos.

Peças produzidas por moldagem de coinjeção.

Peças produzidas por moldagem de coinjeção.

O tempo reduzido de arrefecimento necessário no procedimento torna este método uma técnica prática para os principais produtos de baixa temperatura. Ao utilizar um material de núcleo barato reciclado e revestido com um polímero mais dispendioso, o fabricante pode poupar custos de produção. Em um arranjo semelhante, um material de núcleo forte, tal como o vidro, pode ser usado para adicionar resistência e rigidez a um polímero mais flexível. Em alguns casos, a moldagem de coinjeção é combinada com um núcleo de espuma para criar produtos com propriedades de absorção de som.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Além das vantagens óbvias pelo lado de fabricação, a técnica oferece vantagens do ponto de vista do consumidor, bem como ambientais. Este processo faz da reciclagem de peças plásticas e materiais pós-industriais possíveis. Estes materiais são moídos e usados para formar núcleos de baixo custo para peças moldadas por injeção. O uso de materiais reciclados reduz o custo para os consumidores e elimina os resíduos em aterros sanitários. A maior resistência por escolhas fundamentais também pode resultar em produtos mais duráveis.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password