Como é feito um teste de bombaTeste de bomba é um método pelo qual várias bombas são avaliadas para verificar a eficiência, a segurança e a função em geral. O processo geralmente faz parte de um planejamento anual de manutenção regular. Bombas também podem ser testadas antes de serem compradas para assegurar que elas serão capazes de lidar com o fluxo esperado. Os testes podem ser realizados com equipamentos como cárter, combustível ou bombas de água.

Dois dos elementos mais comuns específicos avaliados durante o teste da bomba são a pressão e fluxo do fluido. Ao medir essas variáveis, é possível determinar se um tubo tem uma capacidade adequada para o nível de líquido que processa. Estes elementos também podem mostrar se a energia está sendo usada eficientemente.

Equipe especializada deve ser responsável pelos testes de bombas industriais

Equipe especializada deve ser responsável pelos testes de bombas industriais

Testes de bomba podem ser feitos com um bomba de cada vez ou com uma estação de bomba inteira. Ao testar bombas individuais, é possível ajudar na solução de problemas específicos; já no teste conjunto, com todas as bombas de uma vez, um profissional consegue avaliar se o sistema como um todo está funcionando adequadamente.

O processo de teste da bomba normalmente inclui dois tipos de testes, pois há fortes benefícios tanto para análise de imagem e sintonia fina. É também possível que uma bomba funcione de forma diferente sozinha ou com outras bombas. Um dispositivo que pode ter boa performance sozinho poderia deixar de realizar suas funções corretamente quando executado com o resto do sistema.

O medidor de fluxo é a principal ferramenta utilizada na maioria dos testes de bomba. Ele está ligado à bomba, em que, em seguida, registra a quantidade de energia utilizada. O medidor também avalia a diferença entre a pressão exterior e interior do fluido. As avaliações consistem, geralmente, em uma série de testes realizados pequenos em intervalos de tempo.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Teste da bomba pode ser realizado tanto por pessoal interno quanto por terceirizados. Se isso for feito por funcionários, muitas vezes, os melhores resultados vêm das pessoas que trabalham regularmente com o sistema de bombeamento. Há também outro tipo de análise, em que o equipamento pode ser levado para exame em instalações externas.

A maioria das organizações possui diretrizes para realizar um teste de bomba, que podem incluir instruções para o processo de teste ou uma lista de normas que o equipamento deve atender. Podem mesmo existir sistemas de “notas” (como uma escala de gradação) que podem ser utilizados para medir a adequação da bomba. Por ter orientações para estes testes, uma empresa ou equipe especializada provavelmente obterá resultados uniformes, o que pode facilitar o processo de solução de problemas em potencial e futura reparação.

Além do teste da bomba geral, também existem testes de bomba termodinâmicos. Estes estão relacionados apenas com a quantidade de energia usada e as mudanças de temperatura. Eles são mais freqüentemente realizados para assegurar o uso eficiente de energia e segurança.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção