Propulsão elétricaPropulsão elétrica é um tipo de locomoção por meio de motores elétricos para mover um veículo. Este tipo de propulsão é frequentemente utilizado como uma alternativa para motores de combustão interna, tais como motores a gasolina ou a diesel.

Carros, barcos, trens e submarinos são exemplos comuns de veículos que fazem uso de propulsão elétrica. Uma das principais vantagens deste tipo de propulsão é uma redução nas emissões de carbono. A poluição é frequentemente diminuída quando os motores elétricos são usados no lugar dos motores de combustão interna.

A energia utilizada para alimentar veículos elétricos pode ser fornecida e armazenada em uma variedade de maneiras.

Alguns veículos, como carros, recebem eletricidade a partir de uma fonte externa. Um trilho elétrico ou linha aérea de corrente são utilizados para esta finalidade. Outros veículos carregam baterias, que devem ser recarregadas depois de esgotadas. Veículos avançados, incluindo navios militares e submarinos, geram potência de propulsão com reatores nucleares a bordo.

Carros que utilizam propulsão elétrica são muitas vezes vistos como modernos e novos, mas esses modelos de automóveis existem desde o final de 1800. Os carros elétricos armazenam energia usando baterias.

Ao contrário dos carros tradicionais que usam um único motor, muitos carros elétricos têm um motor separado ligado a cada roda. Alguns carros possuem freio regenerativo, que utiliza os motores como geradores elétricos. Isto permite que a eletricidade seja recolhida e reutilizada sempre que o carro desacelera.

Carro da Nissan movido a energia elétrica

                                                          Carro da Nissan movido a energia elétrica

A propulsão elétrica também pode ser usada em barcos e navios. Como os carros, os barcos elétricos geralmente têm baterias recarregáveis. Os barcos têm várias opções disponíveis para recarregar essas baterias. Os painéis solares, muitas vezes, trabalham muito bem em barcos, devido à visão límpida do céu em mar aberto. Alguns barcos movidos à eletricidade também reúnem energia de turbinas eólicas.

Quase todos os submarinos modernos usam propulsão elétrica. Motores de combustão padrão requerem grandes quantidades de ar para funcionar e gerar gases nocivos quando em execução. Essas desvantagens são evitadas quando os motores elétricos são usados em um submarino. A propulsão elétrica pode operar muito silenciosamente e ajudar a reduzir as chances de uma nave submarina ser detectada.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

A propulsão elétrica tem sido usada para os trens desde 1837. Locomotivas movidas à eletricidade são comuns na Europa e na Ásia, enquanto os trens a diesel tradicionais ainda dominam as ferrovias nos Estados Unidos. A maioria dos trens elétricos não possui baterias a bordo, mas são alimentadas por linhas elétricas ou trilhos. Estes tipos de trens são muito eficientes, mas o custo de instalação de linhas de energia ao longo de uma rota ferroviária inteira pode ser especialmente alto.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Comentários

02/08/12 às 14:48h
Juliano
Prezada Renata Branco,
Vemos ilustrado neste artigo, um exemplo de propulsão à reação, possivelmente uma turbina e/ou foguete de propulsão, que em muito se difere da propulsão elétrica de veículos como está referido. E "motor de propulsão elétrica em aeronave", apesar de possível, não é usual.
03/08/12 às 10:19h
Renata Branco, da Redação

Juliano

obrigada pela observação. Já substituímos as imagens.

Atenciosamente,

Flávia Saad

equipe M&S

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica