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Como funciona um propulsor de proa

A limpeza frequente e a fiscalização do propulsor e seu alojamento são fatores necessários quando o navio está vazio.

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propulsor de proaA proa é um dispositivo usado em grandes navios, iates e barcos para ajudar na ancoragem e saída de um cais sem a assistência de um barco rebocador. O estilo mais comum de proa consiste de um sistema de hélice que está montado na parte inferior da proa do navio. Com direção de bombordo a estibordo, ou esquerda para a direita, a proa é usada para empurrar o navio, de modo a distanciá-lo da doca ao sair do porto e deixá-lo próximo à doca quando o navio for ancorado no cais. Quando o navio está parado, o capitão é capaz de direcionar o movimento do navio, usando o propulsor de proa.

Ao considerar a instalação de um propulsor de proa a um iate ou um barco grande o suficiente para ser rebocado, a primeira consideração é o método de alimentação da unidade. A energia elétrica é o método ideal para alimentar um propulsor. Muitas empresas fabricam diversas versões do propulsor de proa, bem como equipamentos e unidades montados externamente.

Hélice de proa

Hélice de proa

Uma desvantagem da proa é a ligeira redução no movimento dianteiro que ela cria, que faz com que uma embarcação utilize mais combustível para percorrer a mesma distância que um navio não equipado com um propulsor. O custo, muitas vezes, é compensado pela capacidade do propulsor de economizar custos com rebocadores para atracar em alguns portos. Outra precaução para os navios equipados com um propulsor envolve a manutenção de propulsores limpos e claros. O fundo lamacento do calado nos portos rasos pode deixar o propulsor inoperante ou danificado. A limpeza frequente e a fiscalização do propulsor e seu alojamento são fatores necessários quando o navio está vazio.
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Um navio vazio, muitas vezes, tem os seus motores visíveis ou quase visíveis devido à profundidade reduzida em que o navio se aloja na água quando descarregado. O propulsor na maioria dos navios é marcado com uma cruz branca dentro de um círculo vermelho. Este adverte pequenas embarcações para evitar essa área do casco de um navio maior, a fim de evitar danos a partir de água turbulenta. Embora a maioria dos modelos de propulsores de proa envolva o uso de uma hélice ou impulsor, alguns avanços em propulsores de propulsão a jato têm sido feitos, e estão começando a ser usados em todo o mundo.


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