Uso dos alquídicos na indústria

alquídicos Alquídicos, ou alquidos, são feitos a partir de resinas de poliéster combinados com um certo tipo de ácido gorduroso, conhecido como ácido dicarboxílico, e poliol, um tipo de álcool. Esses líquidos são utilizados, principalmente, como um dos ingredientes essenciais em tintas, vernizes e muitos esmaltes de acabamentos. Uma resina alquídica funciona como um ligante nestes revestimentos, retendo outros ingredientes e dando-lhes a capacidade de ligação em diversas superfícies.

Outro uso para os alquídicos ocorre em fundição de metais. Muitas vezes, nesta indústria, essas substâncias são usadas para criar moldes. Estes tipos de resinas também são amplamente utilizadas na fabricação de produtos elétricos. Esses suprimentos tendem a fazer um material excelente como materiais de encapsulamento de capacitores e resistores. Além disso, eles podem ser utilizados em isolamento de disjuntores e em interruptores. Isto é devido ao fato de que são muito resistentes ao calor e não consuzem facilmente a eletricidade.

Quando tipos de alquidos são utilizados nas tintas, eles oferecem certas qualidades que são diferentes das tintas solúveis em água e das tintas a látex. Geralmente, uma vez que os produtos alquídicos não são à base de água, eles se aderem bem à madeira sem aumentar o seu grão. Eles também trabalham melhor do que as tintas látex para cobrir manchas ou descoloração. Além disso, eles podem ser usados em aço e outros metais que se corroem na presença de oxigênio, inibindo a oxidação.

Resina alquídica faz parte da composição de certas tintas

Resina alquídica faz parte da composição de certas tintas

Um benefício adicional das resinas alquídicas como ligantes de tintas é que elas podem dar uma consistência mais espessa. Isto resulta em menor aderência da trincha ou rolo na tinta. A consistência mais espessa, no entanto, não impede que a tinta se espalhe uniformemente e suavemente por causa das características do ligante.

Existem aplicações em que a pintura alquídica não é desejável. Alguns desses casos incluem a pintura de aço galvanizado, concreto e alvenaria. Cada uma destas superfícies tem certos produtos químicos que reagem com alquidos e saponificados. Isto faz com que ocorram descascamento e danos ao material de base.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Alguns artistas plásticos, que muitas vezes usam tintas a óleo em seu trabalho, às vezes também optam por usar tintas alquídicas. Isso geralmente é mais rápido porque secam com mais agilidade do que os óleos tradicionais.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password