Tinta mineral para pinturaA tinta mineral é um tipo de tinta que consiste de silicato de sódio e pigmentos minerais. Ela cria um vínculo com uma superfície, sendo resistente à água, mas permeável ao vapor. A tinta mineral proporciona uma camada protetora contra a poluição, chuva ácida e mofo. É considerada ambientalmente amigável, uma vez que contém ingredientes naturais e baixa quantidade de compostos orgânicos voláteis (VOCs). Este suprimento é fabricado em duas formas: para pintura interna e externa.

Tipicamente, a tinta mineral é composta de vidro solúvel, tais como silicato de sódio ou silicato de potássio. Estes produtos químicos são incolores, transparentes e vitrificados. Os pigmentos minerais que formam a tinta são compostos inorgânicos. Estes são compostos naturais que ocorrem e que são resistentes a substâncias alcalinas. Os pigmentos minerais não contêm compostos orgânicos que são comumente encontrados em tintas tradicionais.

Quando uma superfície é tratada com tinta mineral, as fendas subjacentes também entram em contato com a tinta. A tinta penetra no material e reage quimicamente com ele. Como resultado, uma ligação covalente entre a superfície e a tinta se desenvolve. O vínculo é muito forte e é quase como um selo. Isto permite que a superfície se torne impermeável à água, mas seja respirável, ao mesmo tempo.

Silicato com pigmentos coloridos

Silicato com pigmentos coloridos

O revestimento tipicamente protege a superfície contra danos, mantendo a integridade da tinta. A cor da tinta não se desvanece, uma vez que é resistente à luz ultravioleta. A pintura também não racha nem se descasca quando entra em contato com a poluição ou a chuva. A superfície é protegida da água prejudicial, algas e carbonatação.

A tinta mineral de uso interno está disponível em uma variedade de cores. Tem um agente foto-catalítico que confere à tinta uma propriedade de auto-limpeza, mantendo sua cor viva por muitos anos. Existem vários tipos de esmaltes que estão disponíveis. A maioria das tintas de aplicação interna são aplicáveis para uma variedade de superfícies, incluindo alvenaria, cimento, pedra, e gesso. Cabe lembrar que o gesso exige um revestimento mineral puro e cimento cal.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

A tinta mineral de uso externo é projetada para proteger a superfície contra as intempéries do tempo. Ela pode ser usada para reparar, restaurar e proteger concreto, pedra e alvenaria. Todo o exterior de uma casa pode ser restaurado com este tipo de suprimento.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais