sistema de preçosUm sistema de preços na economia tem a função de regular a produção e o consumo de mercadorias por determinação do seu valor monetário ou comercial. Existem três tipos diferentes de sistemas de preços na economia: sistema livre, misto e fixo. Cada um deles caracteriza-se pelo nível de controle que as forças externas ao mercado têm sobre os preços e, especialmente, sobre os fatores de produção, que incluem terra, trabalho e capital.

Todas as sociedades modernas utilizam sistemas de preços. Eles motivam os consumidores e produtores a tomar decisões. Por exemplo, na maioria dos casos, um consumidor escolhe o produto que é o menos caro, e os produtores escolhem produzir apenas produtos que vão gerar lucro. Um sistema de preços serve de base para ambas as decisões, sem que o produtor e o consumidor precisem se comunicar diretamente.

Em um sistema livre de preços, os preços são fixados naturalmente pela oferta e demanda na economia, sem interferência externa. Quanto maior a demanda por um produto, maior seu preço, mas os produtores também podem manter os preços baixos para atrair mais consumidores. Isso cria uma situação em que consumidores e produtores são motivados pela precificação.

Em países comunistas como a China, os preços são fixados pelo governo

Em países comunistas como a China, os preços são fixados pelo governo

Em sistemas de preços livres, a concorrência entre os produtores permite a estabilização dos preços. Sistemas livres criam o capitalismo, que se distingue como um mercado em que os indivíduos estão autorizados a controlar todos os fatores de produção, sem a intervenção do governo. Os lucros são ilimitados nos sistemas de preços livres e são a principal motivação para os produtores.

Em um sistema de preço fixo, o mercado não é deixado à própria sorte; em vez disso, os preços são controlados por forças externas da economia. Sistemas de preços fixos ocorrem em economias centralmente planejadas, em que o governo está no controle completo de todos os fatores de produção. Fatores como oferta e procura não determinam os preços; os planejadores do governo decidem o que produzir, quanto produzir e quanto cobrar. Apesar de o governo decidir o que produzir, nesta economia, isso não muda as necessidades dos consumidores, e isso pode resultar em escassez de alguns itens e excedentes de outros. Sistemas de preços fixos são mais comuns em países com governos comunistas ou socialistas.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Sistemas de preços fixos e livre são ambos extremos, não tendo nenhuma regulamentação e controle por parte do governo. A maioria das nações não pode existir com um sistema de preços que é puramente fixo ou puramente livre. Um sistema de preço misto é uma combinação desses extremos e produz uma economia baseada em regulamentação governamental e livre iniciativa.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia