Como funciona o processo de design industrialO processo de design industrial é basicamente composto da concepção de um projeto para um produto e as diversas etapas envolvidas em levar o projeto adiante com sucesso.

Não há limites para os tipos de produtos que podem ser criados pela aplicação do design industrial, pois tudo depende dos objetivos que os projetistas estão tentando alcançar.

Às vezes, a meta de um projeto é ajudar um cliente em particular na realização e a criação de um conceito. Em outras ocasiões, o designer industrial deve lidar com a conceituação do produto e todas as pesquisas necessárias para aplicar o conceito a um uso particular.

Projeto industrial visa melhorar produtos já existentes ou lançar novidades no mercado

Projeto industrial visa melhorar produtos já existentes ou lançar novidades no mercado

A primeira etapa deste processo é a fase de planejamento, que pode envolver as opiniões, desejos e expectativas do cliente. Quem contrata os serviços desses projetistas de desenho industrial geralmente vem de diferentes setores, como saúde, fabricação ou bens de consumo. Quando o cliente explica para o designer o objetivo da empresa em relação ao produto, o profissional, então, vai aplicar essa informação e quaisquer outras especificações possíveis na concepção do produto.

Presumindo que o objetivo do cliente seja criar um produto que se destaque daqueles oferecidos pelos concorrentes, o designer deve usar essa informação como base para a criação do conceito para o produto.

Por exemplo: uma empresa que faz produtos para bebês quer incluir em seu portifólio fraldas que são diferentes de qualquer coisa oferecida no mercado. Isso vai servir como uma sugestão para os designers criarem algo diferente. Neste caso, a estratégia do cliente está em tentar atingir uma diferenciação de outros produtores semelhantes.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Dessa forma, cliente e designers estarão, dali em diante, intimamente envolvidos em pesquisa, desenvolvimento e produção do item através das várias fases – desde o conceito inicial até a realização de um protótipo. Se o cliente não estiver satisfeito com algum detalhe em qualquer etapa ao longo desse tempo, ele ou ela terá a opção de pedir modificações que sejam coerentes e dentro do projeto.

Às vezes, o processo de design industrial parte da iniciativa dos profissionais que podem olhar para as oportunidades em diversos setores onde sua criatividade pode ser aplicada para a criação de um produto. Tal produto tem potencial para preencher uma necessidade na indústria ou poderia ser uma melhoria sobre aqueles já existentes. Alternativamente, o produto pode meramente se destacar em relação aos outros, devido ao estilo, forma ou cor, por exemplo.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial