Possíveis causas para explosão de uma caldeiraExplosões de caldeiras podem resultar de diversos fatores. A principal razão para esse acidente é um defeito da válvula de alívio da pressão. A corrosão interna das placas é outra razão primária de uma exposão ou falha catastrófica nesse equipamento.

Baixos níveis de água são responsáveis ​​por muitos casos de explosões. Elas podem acontecer quando a água cai abaixo do nível da fornalha, causando um superaquecimento e, ocasionalmente, queimando na câmara de água.

Esses problemas geralmente estão ligados à má formação dos operadores e negligência dos procedimentos de manutenção.

Consequências devastadoras resultam da explosão de caldeiras

Consequências devastadoras resultam da explosão de caldeiras

Na concepção típica de uma caldeira, a água é aquecida e transformada em vapor, que é armazenada no interior da câmara principal. O vapor sob pressão é enorme e requer métodos de funcionamento exatos, a fim de evitar uma explosão. Se o vapor é utilizado de acordo com o projeto, o equipamento normalmente é capaz de proporcionar muitos anos de serviço confiável. Os problemas ocorrem quando os operadores pegam "atalhos" em vez de seguir o protocolo de manutenção exatamente. Como em qualquer tipo de sistema pressurizado, a explosão de uma caldeira pode ser fatal para qualquer pessoa que esteja por perto.

A maioria dos modelos utliza uma válvula de alívio da pressão para controlar a quantidade de pressão interna gerada pelo equipamento. Comumente uma válvula com mola é pré-definida para ser liberada ou aparecer a um dado nível de pressão. O excesso de vapor escapa através da válvula de alívio de pressão e evita o acidente. Às vezes, essas válvulas ficam corroídas e desgastadas, impedindo-as de funcionar como projetado. A maioria das caldeiras tem programações de manutenção para testar e substituir quaisquer válvulas inoperantes.

A água quente cria uma casca e gera corrosão no interior da caldeira do tanque, que pode levar ao aço com defeito e, eventualmente, uma explosão se o equipamento é deixado de lado.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O interior do tanque deve ser limpo e examinado periodicamente para monitorar o estado do caldeira. Se a corrosão fica no interior do tanque, o metal torna-se frágil e até mesmo os rebites ou soldaduras usadas para selar o tanque podem desenvolver pontos fracos. Os minerais e os produtos naturais encontrados dentro da composição da água em si podem também ser causas de uma explosão.

O motivo para que esse acidente seja tão prejudicial é que o vapor ocupa um espaço 1.600 vezes maior do que a água. Quando essa força poderosa tem apenas um espaço pequeno para escapar, tenta deixar a área de uma só vez. O poder de toda a pressão de vapor libertado uma vez durante uma explosão é similar àquela causada pela detonação de uma enorme quantidade de explosivos ou pólvora.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho