Carro da Nissan movido a energia elétricaO ciclo Deming (ou ciclo de Shewhart) é um processo de quatro fases utilizado para resolver problemas em gestão de negócios. É também chamado de filosofia ou roda de Deming, mas é sem dúvida mais conhecido como PDCA. Isso significa plan, do, check e act (em inglês, planejar, fazer, verificar, agir).

Ele leva o nome de William Edwards Deming, um professor e estatístico americano que desenvolveu várias estratégias organizacionais e de gestão para indústrias durante a segunda metade do século 20. Ele ficou conhecido por seu trabalho no Japão no período do chamado “milagre japonês” e com a Ford Motor Company. Shewhart, que inspirou o método, foi seu mentor acadêmico.

Linha de produção da Ford Motors nos anos 60, grande beneficiada pelo método Deming

Linha de produção da Ford Motors nos anos 60, grande beneficiada pelo método Deming

É interessante notar que a estrutura e a base dessa filosofia são reminiscentes do método científico, no qual uma hipótese é desenvolvida, experiências são realizadas, resultados são avaliados e a hipótese é revisada e testada novamente. O equivalente da conclusão é a hipótese ser amplamente aceita e confirmada como correta.

A primeira fase do ciclo é o planejamento. Em comparação com a maioria dos outros tipos de planejamentos, há uma ênfase especial em melhorar o que é necessário para alcançar um resultado alvo muito específico. Em muitos casos, o processo é concebido para melhorar os processos ao refinar o resultado previsto de uma forma mais específica.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


A segunda etapa é fazer. Isso envolve simplesmente experimentar o processo que foi planejado em um ambiente prático. Geralmente, isso é feito em uma pequena escala tanto quanto possível para obter resultados úteis. A terceira etapa é a verificação (ou estudo). Trata-se de avaliar ou medir os resultados, comparando-os àqueles esperados, com o objetivo de detectar as diferenças.

A fase final do ciclo de Deming é atuar. Isto envolve primeiro a análise das diferenças entre o resultado esperado e o real. A ideia é encontrar em que ponto do processo as diferenças foram causadas, avaliar que mudanças precisam ser feitas para corrigir esta situação e então realizar essas mudanças.

Após fazer as alterações, a empresa ou departamento percorre o ciclo novamente. Em seguida, a equipe avalia e corrige e diferenças remanescentes ou recém-criadas entre os resultados esperados e reais. O caminho circular continua até que os resultados esperados e reais sejam iguais e não existam mais alterações necessárias.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas