Sistemas geotérmicos residenciaisSistemas geotérmicos residenciais aproveitam a Terra como fonte de calor livre. Um processo de troca de calor e transferência forma um sistema de loop abaixo da terra. Os tipos disponíveis são malha fechada e malha aberta.

Opções de circuito fechado incluem horizontal, vertical, ou lagoa/lago. Sistemas verticais são principalmente utilizados comercialmente em grandes edifícios.

O melhor sistema residencial geotérmica para uma casa depende do clima, do espaço de terra disponível e das condições do solo. Com design profissional e instalação cuidadosa, essa solução pode permitir grande economia de energia a longo prazo.

Um sistema de energia geotérmica usa uma bomba de calor para tirar o calor do subsolo de líquido (geralmente água) e transferi-lo para o duto. Para refrigeração, o inverso acontece. Os dutos distribuem o ar aquecido ou refrigerado durante todo o espaço de uma casa.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Instalações horizontais são apropriadas para construções residenciais novas, se o espaço é amplo. Trincheiras são necessárias para tubos que serão enterrados lado a lado. Alinhar os tubos como bobinas em um curto espaço longitudinal pode diminuir os custos de instalação. Este método também permite que um sistema geotérmico caiba em uma área que, de outra forma, não suportaria a instalação horizontal.

Casas com um local de água podem instalar o tipo lagoa/lago, que tem baixo custo. Um tubo funciona no subsolo da casa para a lagoa ou lago. Este tubo de alimentação deve ser enterrado a pelo menos 2,4 metros de profundidade. Os círculos em espiral de tubo são colocados no corpo de água. É importante que o tanque ou o lago constantemente mantenha profundidade qualidade e volume mínimos.

Instalação geotérmica em residências utiliza a terra como fonte de calor

Instalação geotérmica em residências utiliza a terra como fonte de calor

Em sistemas geotérmicos residenciais de malha aberta, utiliza-se a água de um poço ou um corpo de água. Esta água atua como o agente de troca de calor, que circula através do sistema e retorna para a terra através de uma descarga de poço ou de superfície. Poços de recarga são por vezes utilizados para esta função de retorno. Sistemas de malha aberta são apropriados somente quando a água do abastecimento é limpa, já que deve atender às normas de descarga de águas subterrâneas locais.

Além de aquecimento e arrefecimento de uma casa, esses sistemas podem eficientemente aquecer água para uso doméstico. Estes sistemas estão equipados com super desaquecedores, que usam o calor extra da bomba de calor geotérmica para esquentar a água. Fabricantes de bombas de calor geotérmicas agora oferecem sistemas de água quente sob demanda, que funcionam mesmo quando o sistema geotérmico não está operando.

Todos os tipos de sistemas geotérmicos para casas devem ser instalados por profissionais credenciados e certificados.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil