Definição de esgotamento de recursosEsgotamento de recursos ocorre quando as matérias-primas disponíveis em uma determinada região geográfica são usadas até o fim. Qualquer recurso que tenha fornecimento limitado ou que regenera o seu fornecimento ao longo do tempo a uma taxa limitada pode ser extinto.

Atividades como mineração, desflorestamento e petróleo consomem recursos que são geralmente usados ​​na fabricação e para outras empresas industriais. Outras práticas, como a pesca e a agricultura não sustentáveis, também podem levar ao esgotamento dos recursos disponíveis.

Em alguns casos, a depleção não é intencional e não contribui em nada para qualquer preocupação industrial ou comercial. Em vez disso, é causada por contaminação não intencional de um recurso, como pela poluição.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Existem várias causas subjacentes do esgotamento de recursos, a maioria delas ligadas ao consumo excessivo de produtos comerciais e de alimentos em muitas partes do mundo. Combustíveis fósseis, por exemplo, são queimados para produzir energia para fins comerciais e industriais, portanto, podem rapidamente ser esgotados.

A produção das terras agrícolas também consome muitos recursos. A maioria das terras existe para suportar a indústria da carne, em particular nos Estados Unidos. Espaço para terras agrícolas é muitas vezes produzido por cortes de florestas, que são importantes para o ecossistema.

Os recursos ambientais pertencem a duas categorias principais: renováveis ​​e não-renováveis.

Os renováveis ​​são aqueles que, ao longo do tempo, são regenerados naturalmente, como os animais usados ​​para alimentação, florestas, energia eólica e energia solar . Apesar do nome, cuidados especiais devem ser tomados para evitar a extinção dos recursos. Se a pesca sem controle reduz significativamente uma população de certa espécie de peixes, por exemplo, esse grupo pode não ser capaz de reproduzir o suficiente para repovoar e sumir de vez do ecossistema.

Desmatamento de florestas é prática não-sustentável e pode gerar graves consequências para o meio ambiente

Desmatamento de florestas é prática não-sustentável e pode gerar graves consequências para o meio ambiente

Recursos não-renováveis, por outro lado, são aqueles que simplesmente não podem ser regenerados - minérios de metal, por exemplo, uma vez retirados da Terra, não se regeneram.

Esgotamento de recursos é geralmente estudado no campo da economia, porque a disponibilidade de matérias-primas pode ter um impacto significativo na economia global. A produção de diversos itens de uso comum, em especial de alguns eletrônicos que dependem de materiais relativamente raros, depende de um fornecimento constante de insumos que existem apenas em quantidades limitadas. A extinção pode ter implicações terríveis sobre o preço e a disponibilidade desses bens de consumo.

Os ambientalistas também estão muito preocupados com o esgotamento de recursos, embora geralmente por razões diferentes. A prática pode prejudicar gravemente os ecossistemas, o meio ambiente, a atmosfera e muitos outros aspectos importantes do planeta. É necessária fazer a manutenção da saúde geral do ambiente junto com a descoberta de novas fontes de recursos.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente