Diferença entre hélice e impulsorPara aqueles que estudam e conhecem a ciência do movimento, especialmente de diferentes tipos de ventiladores, não há confusão entre os termos hélice e impulsor (ou rotor, na foto à esquerda). Mas, se você perguntar a pessoas que já ouviram esses conceitos, mas não estudaram o assunto, as respostas podem ser as mais variadas possíveis.

Parte da confusão é também por causa do formato dos dois, mas se observarmos de perto, os dois dispositivos são bastante diferentes.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Se você já viu imagens de navios de perto, deve ter notado pequenas hélices de rotação em ambos os lados do navio. São elas que realmente ajudam a impulsionar o navio para a frente. Uma hélice é um dispositivo aberto que tem a função de proporcionar uma força de impulsão.

Existe sempre um ventilador propulsor na boca de uma aeronave também. Se formos por definições dadas em vários dicionários, uma hélice é um dispositivo com um concentrador rotativo com lâminas rotativas para impulsionar uma embarcação (navio, avião, etc).

Exemplos de hélices

                                                                                        Exemplos de hélices

Na realidade, uma hélice é um tipo especial de turbina com lâminas que convertem o movimento de rotação em uma força que ajuda no movimento para a frente. Isto é por causa de uma diferença de pressão criada entre a frente e as superfícies posteriores dos lâminas.

Esta diferença de pressão empurra o ar e a água por trás da lâmina. Este impulso ou força pode ser facilmente explicada com o auxílio das leis de movimento de Newton, bem como o teorema de Bernoulli. Hélices são feitas para uso pesado nessas embarcações.

Você já prestou atenção ao trabalho por trás da bomba de água que é usada em casa, que suga a água da tubulação principal que passa pela estrada principal e a leva para dentro de sua casa e depois a levanta ao tanque principal? O princípio de funcionamento por trás dessa bomba é o impulsor dentro de um invólucro que cria uma força de sucção que puxa o líquido a uma grande força e desvia para o seu tanque em cima.

Um impulsor (ou rotor) fica sempre dentro de uma caixa, já que a sua finalidade é direcionar o líquido no interior contra uma hélice que fornece um impulso para fora e está sempre aberta. Um impulsor, por causa da sua rotação e lâminas especialmente desenhadas, aumenta a pressão do fluido e, portanto, o seu fluxo. Uma bomba centrífuga utilizada para extrair o líquido é o melhor exemplo de um impulsor.

Em resumo, a diferença entre hélice e impulsor é esta:

  • Tanto a hélice e turbina são especialmente concebidas com lâminas de um motor.
  • Enquanto um propulsor é projetado para movimento de rotação secreta em impulso para a frente, um rotor usa o movimento de rotação para sugar líquido para dentro
  • A hélice tem um design aberto enquanto um impulsor está sempre dentro de uma caixa ou alojamento.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos