Barras em forma de garra ou pé-de-cabraUma barra de garra, também conhecida no Brasil como pé-de-cabra, é uma longa barra de metal com um gancho bifurcado em uma das extremidades, de modo que consegue agarrar um objeto quando ergue ou puxa. É um tipo de pequena alavanca, geralmente medindo 30 cm de comprimento.

Esses dispositivos já são utilizados há mais de 100 anos. Um de seus usos originais era remover picos ferroviários e parafusos de trilhos de trem. Bombeiros também lançam mão de uma barra de garra modificada que se parece com um gancho em um dos lados e um garfo na outra. A ferramenta é usada principalmente para arrebentar fechaduras e para forçar a entrada, a fim de retirar pessoas de estruturas fechadas em caso de emergências.

Em sua maioria, as barras em forma de garra são utilizadas na construção, por serem capazes de desmantelar estruturas de madeira e remover pregos. Usos alternativos para essa ferramenta podem ser encontrados em combate a incêndios e manutenção ferroviária.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


A cabeça dobrada de uma barra de garra vem em diversas formas. As pata de gato (foto acima, à esquerda)são em forma de J, com a cabeça em formato de concha com cerca de 2,5 cm de comprimento. As garras são afiadas e têm um entalhe no meio para pegar cabeças dos pregos sem danificar qualquer madeira circundante.

Se a cabeça é moldada mais como um L e é mais longa, em torno de 7 cm, então é chamado de garra de urso. Essa variedade tem a cabeça em forma de cunha. O lado chato pode ser atingido por um martelo para conduzir a barra de garra em profundidade, com o intuito de erguer placas ou outros materiais.

A forma de cauda de uma barra de garra depende da sua utilização. A barra extratora, utilizada para arrancar pregos, tem uma pegada fácil. Já a garra de alavanca tem uma cauda chanfrada que pode ser firmada entre materiais e usada para desmontar estruturas de madeira. Para remoções maiores, com mais pregos, uma barra terminada em garra dupla pode ser útil, com a cabeça inclinada a 90° e uma cauda de 30° angulada.

Modelo de pé-de-cabra com martelo

Modelo de pé-de-cabra com martelo

O tipo escolhido também depende da sua aplicação. Aquelas usadas para remover delicadamente pregos de madeira que serão recuperados posteriormente tendem a ser
menores do que as utilizadas na demolição. Para remover a moldagem, um modelo de cerca de 30 cm deve ser suficiente. Para rasgar decks, aquelas de até um metro de comprimento podem ser necessárias.

Os materiais de composição das barras são os mais diversos possíveis: desde aço (modelos mais simples e utilitários) até de titânio (fortes e leves para manuseio).

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil