Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

O que é segmentação de mercado

Uma das principais razões para usar a estratégia de segmentação do mercado é ajudar as empresas a entender melhor as necessidades de uma clientela específica.

Mais notícias relacionadas a economia:

Definição de otimização restrita
Na microeconomia de uma empresa, conceito de otimização é usado para maximizar a produção e ...


O que é capital de risco verde
Junto com a ênfase na natureza ecológica da operação comercial, empresas que buscam capital de ...


Definição de valor contábil
Dois dos principais fatores que entram no cálculo do valor escrito, ou contábil, são depreciação ...


O que é segmentação de mercadoA segmentação de mercado é uma estratégia de marketing que envolve a divisão de um mercado-alvo amplo em subconjuntos de consumidores que têm necessidades comuns e aplicações para os bens e serviços relevantes.

Dependendo das características específicas do produto, esses subconjuntos podem ser divididos por critérios como idade e sexo, ou outros fatores, como a localização ou a renda. Campanhas de marketing podem ser concebidas e implementadas para atingir esses segmentos específicos de clientes.

Uma das principais razões para usar a segmentação do mercado é ajudar as empresas a entender melhor as necessidades de uma clientela específica. Marketing de massa presume que todos os clientes são iguais e irá responder à publicidade da mesma forma. Ao olhar para as maneiras em que grupos de clientes em potencial são diferentes uns dos outros, a mensagem de marketing pode ser mais orientada para as necessidades e desejos das pessoas.

Muitas vezes, dividir os consumidores por critérios claramente definidos ajudará a empresa a identificar outras aplicações para seus produtos, que podem não ter sido óbvias anteriormente.

Esse tipo de informação pode ajudar a empresa a atingir um público ainda maior na mesma classificação demográfica, além de melhorar a cota de mercado entre uma base específica. Segmentar o mercado também pode servir para identificar pequenos grupos de pessoas que fazem os seus próprios subconjuntos previamente desconhecidos, melhorando a eficiência global dos esforços de marketing da empresa.

Estratégias de segmentação

De acordo com especialistas, a fim de ser um segmento de mercado bom, um grupo deve satisfazer cinco critérios:

• Deve ser possível identificar e medir,
• Deve ser grande o suficiente para valer a pena o esforço,
• Deve ser fácil para alcançar,
• Não deve mudar rapidamente,
• Deve proporcionar respostas.

Estratégias de segmentação de mercado que atendem a esses critérios podem abranger uma vasta gama de características de consumo. Subconjuntos podem ser definidos por características demográficas básicas como idade, raça ou sexo, por exemplo. Outras qualidades, como escolaridade ou renda, podem também ser usadas, assim como localização. Algumas das variáveis potencialmente mais poderosas (e mais trabalhosas de se identificar) são fatores comportamentais, incluindo classe social, estilo de vida e interesses.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Na maioria dos cenários, haverá pelo menos alguns clientes estabelecidos que se enquadram em mais de uma categoria, mas estrategistas de marketing normalmente permitem este fenômeno. Na verdade, a sobreposição de critérios entre os consumidores muitas vezes leva à segmentação adicional e requer estratégias de marketing ajustadas.

Um plano de marketing que tem como alvo pessoas que se enquadram em vários grupos - como as mulheres com mais de 30 anos que ganham um salário alto, por exemplo - podem ser mais bem sucedido do que aquele que se concentra em apenas uma característica limitada.

Junto com um papel no desenvolvimento de novas abordagens de marketing, a técnica também é capaz de auxiliar uma empresa a identificar formas de melhorar a fidelidade com os clientes já existentes.

Para o consumidor, a segmentação pode multiplicar as opções e ser algo benéfico

Para o consumidor, a segmentação pode multiplicar as opções e ser algo benéfico

Como parte do processo de identificação de grupos específicos dentro da base maior de clientes, a empresa geralmente conduz pesquisas que incentivam os clientes a sugerir formas de melhorar os produtos da empresa ou serviços. Isso pode levar a alterações de embalagem ou outras mudanças cosméticas que não necessariamente impactam o produto principal, mas às vezes enviam uma mensagem clara aos consumidores de que a indústria reconhece suas necessidades – e isso é tão importante para a empresa quanto as vendas em si. Esta demonstração serve para fortalecer os laços entre o consumidor e o produtor.

Portanto, a segmentação do mercado não só é benéfica para o fabricante ou distribuidor, mas também para o consumidor. Quando uma empresa responde ao feedback do cliente, pode significar que essas pessoas têm sugestões de alterações na composição ou na embalagem, por exemplo, que melhor atendem às necessidades do usuário.

Uma das maiores desvantagens desta técnica de marketing é a despesa. Com frequência, um grande número de pesquisas precisa ser feito para identificar corretamente os subconjuntos que são mais importantes para uma empresa e isso leva tempo e dinheiro. Uma vez que os subconjuntos principais são identificados, mensagens de marketing diferentes geralmente precisam ser desenvolvidas para cada um. Além disso, alterar a aparência de um produto com base no segmento para o qual ele será vendido aumenta os custos de produção. Se o mercado não é segmentado de forma eficaz, todo esse dinheiro será desperdiçado.

Quando os segmentos de mercado que são identificados são estreitos demais, pode ser difícil para uma empresa encontrar rentabilidade.

O nicho no mercado pode funcionar para alguns setores, mas se um concorrente mais forte entra em campo, uma empresa que tem focado muito em um segmento pode perder a sua base de clientes rapidamente. Dividir em segmentos menores também significa que os consumidores potenciais fora desses grupos podem ser ignorados e as vendas, perdidas.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a economia:

Governo incentiva indústria farmacêutica

Foi lançado na última quinta-feira (11/4) um pacote de medidas com o objetivo de impulsionar a indústria brasileira no setor de saúde. A iniciativa do Governo ...
O que é liquidação na economia

Liquidação é o processo de tomada de ativos reais de um negócio para transformá-los em dinheiro, seja para pagar dívidas ou para obter um lucro pessoal. A ...
Definição de Integração Econômica

A integração econômica é um processo em que as barreiras ao comércio são reduzidas ou eliminadas para facilitar o comércio entre as regiões ou na ...
O que é colapso econômico

Um colapso econômico é uma situação em que a economia local, regional ou nacional passa por uma crise dramática, que afeta negativamente a capacidade das pessoas que vivem ...
O que é Mercantilismo

Mercantilismo é uma das maiores teorias econômicas que diz que a riqueza de uma nação pode ser medida pelo seu pronto fornecimento de capital. O mercantilismo afirma que a ...
O que é democracia econômica

Democracia econômica é uma filosofia de socioeconomia. Socioeconomia é o estudo e a exploração da economia quando vista no contexto de valores sociais humanos, comportamentos e interações. Dentro deste ...
JPMorgan nomeia novo presidente global de mercado de capitais

JPMorgan Chase & Co. (JPM), o maior banco dos EUA em ativos, continuou insuflando a gestão em seu banco corporativo e de investimentos, nomeando Kevin Willsey como o novo presidente ...

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google