Johnson & Johnson vai remover químicos perigosos de produtosA Johnson & Johnson planeja eliminar produtos químicos que poderiam causar câncer e outros riscos nos seus artigos de higiene pessoal de adultos e de produtos cosméticos em todo o mundo dentro de 3 anos e meio.

No ano passado, a gigante da indústria da saúde se comprometeu a remover "produtos químicos de interesse" de seus produtos de bebê vendidos em todo o mundo após ser pressionada a fazê-lo por mais de três anos por uma grande coalizão de grupos ambientalistas e de saúde pública.

A empresa disse à Associated Press na última terça-feira que continua firme no propósito de ter produtos seguros para bebês, incluindo sua linha de xampus infantis, que foi recentemente reformulada, até o final de 2013. Já os produtos para adultos serão alterados até o final de 2015.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

"Queremos que as pessoas tenham paz de espírito quando usam os nossos produtos", disse Susan Nettesheim, vice-presidente de gerenciamento de produto e toxicologia para as marcas da J & J.

Os produtos incluem produtos e loções Johhson para banho e assaduras, bem como marcas de cuidados da pele de adultos como Aveeno, Neutrogena, RoC, Clean & Clear e Lubriderm. A J & J, que tem sede em New Brunswick (EUA) também faz medicamentos e dispositivos médicos.

A Campanha pelos Cosméticos Seguros começou a pressionar a multinacional em maio de 2009 para remover produtos químicos tóxicos de suas marcas para proteger os consumidores e trabalhadores. A coalizão inclui mais de 175 grupos sem fins lucrativos que representam cerca de 1,7 milhões de membros, desde o Grupo de Trabalho Ambiental e Amigos da Terra até a American Nurses Association e Médicos pela Responsabilidade Social.

"Este é um bom passo na direção certa", disse Lisa Archer, diretora nacional da campanha. "Em termos dos gigantes dos cosméticos, Johnson & Johnson está indo mais longe de qualquer um deles na remoção de substâncias tóxicas".

Produtos infantis da J&J já passaram por reformulações

Produtos infantis da J&J já passaram por reformulações

A Johnson & Johnson lançou o site www.safetyandcarecommitment.com para informar aos consumidores o que ela faz para garantir que os ingredientes sejam seguros e de alta qualidade, incluindo um dossiê sobre fabricantes e fornecedores, abordando a composição dos ingredientes e produtos químicos de rastreamento, além de saúde ambiental e práticas de segurança.

"Nós ouvimos de consumidores que querem entender mais sobre os nossos planos para melhorar produtos", explica Nettesheim. "Eles querem mais transparência."

Os principais produtos químicos em questão são 1,4 dioxano e formaldeído conservante, que é lentamente libertado por um produto químico chamado quaternium-15 para matar as bactérias. Ambos são prováveis agentes cancerígenos em humanos. Formaldeído também pode irritar os olhos, pele e vias respiratórias.

Até 2015, a J&J vai eliminar gradualmente esses dois produtos químicos e outros de interesse, incluindo o triclosan, ftalatos e parabenos, assim como os ingredientes da fragrância, que não são divulgadas nos rótulos dos produtos.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas