O que são asfaltenos

O que são asfaltenosAsfaltenos são um tipo de molécula de carbono encontrada no petróleo. Esta substância pesada, parecida com o alcatrão, é frequentemente considerada a parte inferior do óleo cru, o que significa que está entre os subprodutos remanescentes (lamas de depuração) depois de o petróleo bruto ser destilado.

Para ajudar a distinguir estas moléculas de outros componentes do óleo, especialistas definem os asfaltenos como qualquer produto de petróleo que se dissolva em tolueno, mas não se dissolva em soluções de pentano ou heptano.

Após o processo de refino, servem como um material vital para operações globais de pavimentação. Ainda que estejam sempre presentes no petróleo, essas moléculas devem ser submetidas a uma grande quantidade de processamento, antes de poderem ser extraídas do líquido negro.

—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Depois de um barril de petróleo passar por destilação, os óleos mais leves ou produtos de limpeza são enviados para o aperfeiçoamento e processamento. O lodo de subprodutos é submetido a um processo conhecido como deasfaltamento.

No equipamento, a lama é colocada em uma solução solvente para separar os vários materiais. Depois disso, os asfaltenos são removidos para processamento adicional, deixando para trás as diferentes resinas de petróleo, que são frequentemente utilizadas como lubrificantes ou gordura.

Os asfaltenos são, então, submetidos a oxidação, que remove as impurezas e ajuda a refinar estas moléculas. Durante este processo, o ar é soprado sobre as moléculas de asfalteno para melhorar as suas propriedades naturais.

Moléculas do petróleo bruto são a base do asfalto usado na pavimentação

Moléculas do petróleo bruto são a base do asfalto usado na pavimentação

Todas as impurezas extraídas durante esse método representam uma forma de resíduos e são enviadas para eliminação. O material restante pode ser aquecido e enviado aos empreiteiros e empresas de pavimentação. Ao misturar asfalto quente com cascalho, é possível criar estradas, estacionamentos e pistas de asfalto.

Nem todos os depósitos de óleo em bruto contêm o mesmo volume de asfaltenos. Os mais leves e limpos possuem uma porcentagem menor dessas moléculas, o que muitas vezes ajuda a simplificar a destilação e refinamento. Reservas de petróleo mais grosso e pesado, como areias betuminosas ou areias petrolíferas, geralmente têm a maior proporção desses elementos.

Apesar das muitas vantagens que oferecem em termos de pavimentação econômica e eficaz, essas moléculas representam muitos desafios para as equipes de petróleo na hora de extrair petróleo da terra. Quando o óleo é retirado das rochas, conhecidas como xisto, asfaltenos e outros materiais viscosos podem obstruir os espaços entre as rochas, o que torna a extração muito difícil.

O mesmo é verdade para os tradicionais furos (ou buracos), que podem facilmente tornar-se obstruídos se grandes quantidades de asfaltenos estão presentes.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password