Como funciona um gerador conjuntoUm gerador de conjunto consiste geralmente de um motor e um gerador que são montados em conjunto, como uma única unidade. Em certas aplicações, pode incluir outros componentes, como um reservatório de combustível, regulador de tensão ou um inversor.

A principal função do conjunto é no gerador elétrico, que converte a energia mecânica a partir do motor em energia elétrica.

Geradores conjuntos podem ser executados com várias fontes diferentes de combustível e são frequentemente utilizados em locais onde a energia elétrica não está disponível ou tenha sido interrompida. Eles podem variar em tamanho – desde pequenas unidades manuais até conjuntos maiores que estão instalados em veículos ou em edifícios.

Muitos incluem outros componentes além do motor elétrico e do gerador essenciais, como um tanque de combustível. Isso pode permitir que essas unidades compactas sejam movidas conforme necessário, sem a preocupação com uma fonte de combustível adicional.

Outros geradores conjuntos incluem acessórios como reguladores de velocidade para controlar a velocidade de rotação do motor, reguladores de tensão para controlar rigorosamente a tensão de saída e inversores para ajudar a tornar a energia elétrica mais adequada para execução de eletrônicos delicados.

Esse dispositivo pode tecnicamente ser executado com qualquer combustível que alimente o componente do motor. As fontes mais comuns são gasolina, diesel, gás propano e gás natural.

Unidade de gerador híbrido

                                                                              Unidade de gerador híbrido

As unidades menores, na maioria das vezes, são movidas a gás, enquanto as maiores costumam usar gás natural, se estiver disponível, ou operar em tanques de diesel em outras aplicações.

Aqueles geradores conjuntos encontrados em veículos geralmente utilizam a mesma fonte de combustível que o motor principal do próprio auto. Essas unidades também podem ter seus próprios tanques de combustível se o gerador de motor e motor do veículo rodam em diferentes tipos de combustível. Se a unidade funciona com gás liquefeito de petróleo (GLP), pode simplesmente ser ligada ao tanque de propano.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Uma aplicação potencialmente útil para um grupo gerador é como uma fonte de alimentação reserva (back up) em instalações críticas.

A interrupção de energia em edifícios como hospitais pode levar à perda de vida ou a outras conseqüências indesejáveis, além de danos caros. Por isso, muitas vezes fazem uso de geradores integrados. Nestes casos, o equipamento é instalado no local com fio para dentro do edifício por meio de uma ligação com o painel. As especificidades da instalação variam, embora existam sistemas que iniciam automaticamente o gerador após uma falha de energia, mudando a rede elétrica após a falha para o gerador e então fecham o sistema quando a luz retorna.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia