Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Tipos de monitoramento de vibração

Análise vibratória é essencial para as questões de manutenção e também para proporcionar mais segurança na operação de equipamentos.

Mais notícias relacionadas a manutenção:

Conceito de manutenção pós-quebra
Política de manutenção de quebra às vezes é instituída quando uma instalação industrial ou empresa ...


Saiba mais sobre maquinabilidade
Várias técnicas diferentes podem ser utilizadas para melhorar a usinabilidade, seja alterando o material ou ...


Entendendo o funcionamento do MASP
Segundo Werkema (1995), o chamado ciclo PDCA de melhorias consiste em uma sequência de procedimentos ...


Tipos de monitoramento de vibraçãoA tarefa de observar e analisar as vibrações fornece dados vitais para a manutenção e sensibilização para a segurança em vários setores e contextos.

Monitoramento de vibração depende de uma série de tecnologias de precisão e técnicas para detectar movimentos. Esses métodos são, muitas vezes, utilizados para calibrar o equipamento e controlar os processos de fabricação, assim como para a manutenção preventiva e operação de motores e turbinas.

A partir da medida de abalos sísmicos para a análise do desempenho do motor, sistemas de controle de vibração trabalham em diferentes frentes para reunir conhecimentos valiosos que possam melhorar as tecnologias e proteger as vidas dos trabalhadores. Tipos de sistemas de monitoramento de vibração incluem acelerômetros, picapes e sondas de velocidade.

Análise de movimento vibratório em contexto industrial

                                                          Análise de movimento vibratório em contexto industrial

Qualquer máquina em movimento cria vibrações, que podem ser tão pequenas como as vibrações sonoras ou tão grande como abalos sísmicos. O advento da tecnologia digital permite um grande controle sobre as análises sensíveis, usando equipamento facilmente disponível.

Distúrbios no desempenho do equipamento podem levar a falhas, como vazamentos e rachaduras. Elas podem piorar com a exposição repetida à vibração. Outras tecnologias e técnicas são usadas às vezes, possivelmente incluindo microscópios eletrônicos especiais ou equipamentos de análise espectrográfica. Detecção por ultra-som também fornece informações preciosas sobre as vibrações.

Os tipos de vibrações em equipamentos se encaixam em três categorias: transiente, intermitente e contínua.

Tipos transitórios são às vezes chamados vibrações impulsivas e ocorrem como resultado de decapagem, tais como na remoção da terra para mineração ou construção.

Vibrações intermitentes são os tipos que vêm e vão, como as que ocorrem com rolos de vibração ou em rochas. O objetivo das técnicas é detectar e medir as vibrações quando elas ocorrem, como uma britadeira que funciona e para ao longo de um dia em uma via urbana.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Vibrações contínuas acontecem com o uso contínuo de equipamentos especiais, como máquinas de sondagem em túneis. Algumas tecnologias identificam e medem a magnitude destas vibrações, empregando técnicas especiais para desmembrar variações sutis em eventos grandes, às vezes para fazer análise de precisão.

Os acelerômetros são chips digitais que podem detectar movimentos em planos físicos ou dimensões. Estes são os dispositivos encontrados em smartphones e nos controles de videogame com sensores de movimento. Eles detectam vibrações na proporção da gravidade da Terra.

Captadores de velocidade, ou sensores, são dispositivos mecânicos ou eletrônicos que usam correntes elétricas e imãs para detecção. Conforme o movimento muda o posicionamento entre as molas ou os imãs, as variações de condutância podem criar leituras, medidas como velocidade. Esses dados de monitoramento de vibração podem ser lidas em centímetros ou milímetros.

Sondas são também conhecidas como sensores de proximidade por correntes de Foucault. Eles medem o deslocamento de um campo magnético quando ele interage com objetos metálicos próximos. Dependendo de quanto seu campo varia em torno de outros objetos, esta perda mensurável de densidade de fluxo é conhecida como deslocamento.

Baseando-se em tais tecnologias, pesquisadores e profissionais conseguem observar uma grande variedade de movimentos e suas forças, que podem incluir a aceleração, desaceleração e outros tipos de posicionamento espacial. Quando as forças agem em equipamentos de monitoramento de vibração, os dados podem ser gravados e até mesmo ativados em outros processos tecnológicos, como equipamentos ou alarmes.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a manutenção:

Alinhamento de eixos

Um eixo é uma peça cilíndrica de aço, que transfere força de rotação de um motor a outros componentes no interior de uma peça de ...
O que é o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP)

Antes de saber e quando utilizar é preciso entender o foco do MASP. Problemas! Este é o foco. Tudo que apresenta resultado diferente do desejável pode ser considerado problema, seja quando ...
Processo de reparo completo para servomotores industriais

Servo motores são máquinas complexas com requisitos especiais de revisão. Ao tentar detectar o problema de uma peça com defeito, cada servo motor precisa passar por ...
Mecânica de automóveis

Dá pânico imaginar uma vida sem carro, já que o carro tem sido uma parte integrante da nossa vida. Direto da necessidade básica para qualquer tipo de luxo ...
Manutenção do redutor de engrenagem com análise de vibração

Quando você está lidando com objetos complexos mecanizados, como um redutor Falk, a vibração é indesejável pois sua presença acusa ineficiência. Para ser mais específico, as ...
Manutenção da correia serpentina e polias tensoras

Se você possui um veículo construído nos últimos 10 anos, ele provavelmente está equipado com cintos de serpentina. Os veículos mais antigos são equipados com cintos ...
Guia de manutenção de ativos

Ativos não são fins, mas meios para alguns fins úteis. Ativos administrados com prudência podem resultar em ganhos incríveis. Os ativos podem ser tangíveis, bem ...

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google