Processamento por atrito

Processamento por atritoProcessamento por atrito é uma técnica de metalurgia que une metais por atrito aumentado sem derrete-los.

O método de processamento por fricção começa pela colocação de uma ferramenta através de um pedaço de metal. Em seguida, a ferramenta move-se em torno do metal rapidamente, aumentando o atrito e calor até que as peças separadas de metal se juntem. Isto normalmente não causa qualquer mudança de fase, o que geralmente é necessário para combinar os metais. Além de usar menos energia, a técnica também melhora a dureza do metal e sua resistência à fadiga e à tração.

Exemplo de máquina fazendo junção de metais por fricção

Exemplo de máquina fazendo junção de metais por fricção

Para iniciar o processamento por fricção, várias peças de metal são colocadas em um processador de agitação. A principal peça de metal, aquela à qual os outros metais vão se juntar, tem uma haste perfurando-a. Esta haste é de metal, mas não é absorvida durante o processamento, uma vez que serve apenas para aumentar a fricção e auxiliar no processamento.

A haste começa a funcionar, movendo a peça principal do metal. Movimentos tornam-se mais intensos com o tempo, causando atritos cada vez maiores entre todas as diferentes peças de metal. Quando fricção suficiente é produzida por meio desse processo de agitação, todos os metais se unem em uma peça só.

Embora existam muitas maneiras de conjunção de peças de metal, a fricção é diferente da maioria porque não há nenhuma mudança de fase durante o processo. O metal normalmente precisa ser derretido ou ligado de um sólido para um líquido. Nesse método, o atrito intenso “força” a união dos metais, embora todos eles permaneçam sólidos durante o processo.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Esse tipo de conjunção oferece muitas vantagens, sendo uma delas a conservação de energia. Quando o metal tem que ser derretido, isso requer uma grande quantidade de calor e, consequentemente, muita energia e muitas ferramentas especializadas feitas para manter o metal fundido bem quente. Isto é dispendioso e pode ser muito perigoso se houver qualquer tipo de vazamento ou fuga de metal fundido e os trabalhadores forem expostos a ela.

Outra vantagem é que o próprio metal muitas vezes é melhorado muito mais do que seria por meio de outras operações de metalurgia. Por exemplo: a dureza, força e resistência à tração e à fadiga geralmente duplicam ou triplicam, dependendo dos metais a serem utilizados e conjugados. O uso do calor elevado pode também suavizar o metal após o processamento, o que se torna um problema se o metal for necessário para a construção ou testes de laboratório, por exemplo.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password