Compostos de hidrogênio mais usados na indústriaO composto de hidrogênio mais importante utilizado na indústria é, sem dúvida, a água fresca, seguida de perto por uma variedade de produtos à base de petróleo de hidrocarbonetos.

Em 2011, as estimativas de consumo global de água equivaleram a 68.000 milhões de metros cúbicos ao ano.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Água baseada em evapotranspiração, forma renovável adquirida da superfície da terra e do escoamento, representa 18 bilhões de metros cúbicos, com os 40 bilhões restantes provenientes de água subterrânea fóssil, que é não-renovável.

Com 23% do total sendo utilizado para fins industriais, cerca de 15 bilhões de metros cúbicos de água doce são usados como produto químico industrial a cada ano. Estima-se que um mínimo de 28% de toda a água doce disponível no planeta seja apropriada para uso humano, com 69% desta destinada à agricultura, 23% para a indústria e 8% para uso doméstico.

O petróleo é claramente o segundo composto de hidrogênio mais importante para a indústria. Seu consumo em todo o mundo pelas 15 maiores nações, incluindo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), foi estimado em 2008 em cerca de 3,4 bilhões de metros cúbicos por ano ou 20 bilhões de barris por ano.

O consumo de combustível fósseis aumentou em cerca de 2% ao ano até 2009, quando caiu como uma média global pela primeira vez em 30 anos.

A maior parte dessa queda aconteceu nos países ocidentais, expostos a uma crise econômica, enquanto o uso de compostos à base de petróleo de hidrogênio por nações em desenvolvimento continuou a crescer. Em 2009, a China se tornou o maior consumidor do planeta, responsável por 18% do uso mundial do recurso.

O uso da água para a indústria varia muito conforme a região. A África, como um todo, utiliza apenas cerca de 5% de sua água doce para a indústria, enquanto que na Europa 54% da água doce é usada como composto industrial. A industrialização dos países em desenvolvimento, superando a agricultura como a principal forma de crescimento econômico, está rapidamente aumentando a demanda por água nesses locais.

Biodiesel é solução polêmica na substituição do petróleo para produção industrial

Biodiesel é solução polêmica na substituição do petróleo para produção industrial

O Banco Mundial calcula que, em 2025, 228 bilhões de metros cúbicos de água serão usados anualmente, com um crescimento médio de uso da água para fins industriais e de produção de energia de cerca de 4,2% ao ano. As contas de 2025 incluem 70% de toda a água doce disponível no planeta, deixando uma pequena fração disponível para os processos naturais e ecossistemas.

A química do hidrogênio continuará a ser essencial para o crescimento industrial, assim como novas tecnologias energéticas tendem a substituir o petróleo como base. Biocombustíveis, como o etanol, são também compostos em grande parte de hidrogênio, com a fórmula química de C 2 H 6 O.

Etanol, biodiesel e outros substitutos de petróleo são refinados a partir de produtos vegetais, como de soja, óleo de palma ou de milho. Isto aumenta ainda mais a utilização de água doce no processo industrial de produção desses compostos.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente