O que é tunelamento quântico composto (QTC)O QTC é um compósito feito de partículas de tamanho micro de enchimento de metal (borracha de silicone) misturados em uma matriz elastomérica. Na tradução em Português, chama-se tunelamento quântico composto (TQC).

Trata-se de um polímero flexível que apresenta ótimas propriedades elétricas. Em seu estado normal, é um isolante perfeito, mas quando comprimido, torna-se um condutor praticamente perfeito, capaz de passar correntes muito elevadas.

Produzido pela primeira vez em 1996, QTC é um material compósito feito de partículas de cargas condutoras, combinados com um ligante elastomérico, geralmente borracha de silicone. O método de combinar estas matérias-primas resulta em um composto que exibe propriedades elétricas significativamente diferentes quando comparadas com qualquer outro material eletricamente condutor.

Tipos de QTC

  1. Elastomérico (borracha de silicone): as partículas se movem em proximidade
  2. Tinta/polímero de revestimento de solvente aquoso
  3. Sensores granulares

QTC geralmente vem em forma de pílulas ou folhas. As pílulas são apenas pequenos pedaços do material. As folhas são compostas por uma camada de QTC, uma camada de um material condutor e uma terceira camada de um isolante de plástico. Enquanto folhas de QTC alternam rapidamente entre resistências de alta e baixa, a versão em pílula é feita de resistores variáveis sensíveis à pressão.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O suprimento pode ser usado em tecnologia touch screen (no caso das folhas), em sensores de força e pressão e em motores de controle de velocidade usando força (pílulas).

Em formato de folha, QTC aparece em aparelhos eletroeletrônicos sensíveis ao toque

Em formato de folha, QTC aparece em aparelhos eletroeletrônicos sensíveis ao toque

Como o material detecta força ou pressão, pode ser facilmente integrado em produtos já existentes para permitir oportunidades e soluções de sensoriamento.

As superfícies dos produtos podem ser incorporadas, revestidas ou impregnadas com QTC para conferir essas propriedades.

Tecnologia simples e segura de usar, o QTC pode ser formado ou moldado em praticamente qualquer tamanho, espessura ou forma, conforme as necessidades do cliente, permitindo uma nova concepção das relações de produtos e prestação de uma melhor ergonomia, estética e conforto do usuário.

Além disso, o compósito é durável, não tem partes móveis para desgastar, é mecanicamente forte e pode resistir a limites de temperaturas extremas.

Versátil tanto eletricamente como fisicamente, seu alcance e sensibilidade pode ser alterado conforme a necessidade. Também proporciona segurança: o material é um interruptor sem contato, ideal para evitar faíscas em operações.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação