De quarta a sexta-feira, todos os elos da cadeia produtiva do segmento de ferramentas, moldes e matrizes estarão reunidos em São Paulo para debater sobre os avanços e os desafios do setor. O 3º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes acontece na sede da ABM com a presença de usuários, fabricantes, projetistas, fornecedores de aço e empresas que fazem o tratamento térmico das ferramentas.

“Hoje ainda existe muita importação dos mais diversos ferramentais, em função dos preços mais competitivos. Porém, em relação à qualidade, os produtos nacionais já se equiparam aos estrangeiros e em alguns casos são superiores”, diz o coordenador do evento, Shun Yoshida (Brasimet).

Este importante segmento da indústria brasileira tem avançado muito nos últimos anos, mas ainda enfrenta desafios pela frente para alcançar menores prazos de entrega e maior produtividade. “Ao reunir todos os elos da cadeia num mesmo local, nosso objetivo é tornar o setor cada vez mais viável na economia brasileira”, acrescenta Yoshida.

Por isso, a questão do custo terá um espaço de destaque na programação do encontro. Sob o tema ‘Custo na Confecção de Ferramentas’ será realizada uma mesa-redonda no dia 11, com as seguintes palestras: 16 horas: ‘Mão-de-obra / Gerenciamento’, a cargo de Christian Dihlmann (Associação Empresarial de Joinville); 16h10: ‘Processos de usinagem’, por Fernando Garcia de Oliveira (Sandvik Coromant); 16h20: ‘Acessórios’ - Maurício Brunelli (Polimold); 16h30: ‘Aço - importância do desempenho’ - Paulo Haddad (Villares Metals); 16h40: ‘Tratamento térmico’ - Eros de Araújo Neto (Hef do Brasil) e; 16h50: ‘Projeto de moldes’ - Ricardo David (Sinimplast).

A programação do encontro prevê ainda a apresentação de 22 contribuições técnicas apresentadas por empresas, cursos paralelos e palestras a cargo de especialistas convidados.

PALESTRAS

Dia 10, às 9h10: Educação profissional para o setor de ferramentaria e usinagem’, a cargo de Hildegarde Schlupp (Senai Joinville)

Dia 11, às 9 horas: Retrato da eficiência em ferramentarias nacionais’, por André Luis Lomazini (Astra)

Dia 12, às 9 horas: Gestão de custos: base para formação de preço e competitividade’, a cargo de Fernando Gonçalves Gabriel (IPT). Às 16h30: ‘Inovação e produtividade’, por Francisco Carlos Marcondes (Sandvik Coromant)

Inscrições somente no local do evento, à Rua Antonio Comparato, 218, bairro Campo Belo, São Paulo (SP).

Autor(es): ABM - Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais

facebook      twitter      google+

Feiras & Eventos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Feiras & Eventos