Como é feito um teste de concretoUm teste de concreto é realizado com o objetivo de saber mais sobre as propriedades de uma amostra específica do material. Várias avaliações diferentes podem ser feitas nesse produto, quer seja em um local de trabalho ou em um laboratório especializado.

Testes de resistência, durabilidade e trabalhabilidade existem desde os tempos romanos. Como o concreto é um elemento estrutural importante, esse estudo é obrigatório em muitas regiões do mundo e as empresas de construção civil devem fornecer a documentação de seus testes e os resultados quando solicitados por representantes governamentais. Os estudos também são mantidos em arquivo no caso de problemas futuros.

Teste de queda de concreto em obra de construção

Teste de queda de concreto em obra de construção

Um dos mais clássicos é o teste de queda. Nele, o concreto é prensado em forma de cone, que é então removido para ver o quão o concreto afunda ou cai sem o apoio do cone. Alterações na altura de queda entre lotes de concreto podem indicar um problema de consistência.

Há também requisitos para diferentes tipos de construção, betão de baixa queda, por exemplo, não pode ser usado para construir estradas. Assim, o teste de queda é simultaneamente um controle de qualidade e de medida de consistência.

Outros tipos de teste de concreto podem incluir a análise laboratorial dos componentes do concreto para confirmar que o ele contém o que o fabricante afirma e para saber mais sobre propriedades como durabilidade e permeabilidade.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


O concreto deve atender a normas específicas, especialmente para projetos de alta tensão, como pontes e edifícios altos, o que torna importante o teste de laboratório para confirmar que o concreto é seguro para uso e que vai resistir a anos de estresse.

Ensaios de materiais em geral são projetados para ter certeza de que eles cumprem as normas de controle de qualidade, em conformidade com todas as leis que podem ser relevantes e que eles têm todos os ingredientes listados.

Se uma amostra falha nesse teste, isto pode significar que parte de um projeto de construção precisará ser refeita para remover o concreto defeituoso ou que um lote deverá ser descartado antes que possa ser utilizado na construção.

Empresas conceituadas utilizam terceiros para testar seu concreto para garantir resultados neutros, para ter certeza de que não haverá dúvidas sobre a segurança do concreto no futuro.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil