Bico de sinoUm bico de sino é um tipo de tubo que é geralmente utilizado num certo número de operações de perfuração. O desenho do tubo geralmente permite a secção para servir ao propósito de um funil, que é utilizado para manobrar as ferramentas de perfuração até a área superior do local de perfuração. Uma vez que é comumente usado em equipamento offshore, bem como em locais de perfuração onshore, o bico de sino continua sendo uma opção popular para operações em terra, mas tem sido amplamente substituído por outros métodos quando se trata de plataformas localizadas no mar.

A configuração básica do bico encontra-se na extremidade superior do que é conhecido como cadeia de revestimento. Ostentando uma extremidade maior, o bocal faz com que seja mais fácil para os trabalhadores da plataforma mover vários tipos de ferramentas para a sua posição e a sua utilização em dirigir a operação de perfuração. Não é incomum que o bico de sino também seja equipado com algum tipo de válvula, que auxilia em permitir que todos os líquidos introduzidos no poço possam ser expulsos quando e se necessário. Este arranjo de linha de fluxo é muitas vezes necessário para torná-lo mais fácil de remover os fluidos, como parte do processo de bombagem, mantendo a contaminação do óleo a um nível mínimo.

Bocal de sino em plataforma offshore

Bocal de sino em plataforma offshore

Juntamente com ajuda de um aparelho de controle na introdução, um bico de sino pode também ser uma parte integrante da concepção que ajuda a aumentar a segurança no local. Não é incomum que o bocal seja conectado às dispositivos que ajudam na manutenção do poço estável, minimizando o risco para os trabalhadores na plataforma. Uma vez que o bico de campainha é geralmente equipado com uma espécie de válvula e linha de fluxo lateral, ele também pode ser usado para controlar a remoção de lama do poço quando o veio é cavado, depositando o produto que foi recolhido em tanques de lama.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Enquanto o bocal de sino ainda está em uso comum em bases de perfuração onshore, o uso deste componente específico é menos susceptível de ser incluído na configuração dos locais de perfuração localizados no mar. Outras abordagens para guiar o equipamento e a criação de linhas de fluxo são utilizadas em tais situações, tornando-se mais fácil levar em conta a pressão da água e outros fatores relevantes para a perfuração offshore. Em terra, o bocal de sino continua a ser uma peça eficiente e viável na maioria das operações de perfuração, apesar de que o uso pode ser aumentado com desenvolvimentos mais recentes na tecnologia de perfuração.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás