Processo de jateamento com gelo seco

Processo de jateamento com gelo secoJateamento com gelo seco é um método de limpeza industrial que usa spray abrasivo a partir de mangueiras, varas e equipamentos de gabinete, que aceleram partículas de gelo seco com ar comprimido para remover poluentes indesejados de superfícies.

O gelo seco é dióxido de carbono (CO2) congelado em pelotas, que explodem no impacto, ficando atrás de camadas de contaminantes e depois convertem para gás. Isto levanta os contaminantes, ao mesmo tempo que o gás se dispersa sem maiores consequências para a atmosfera. O gelo seco, ou jateamento de CO2, tornou-se uma solução popular em várias indústrias, desde alta tecnologia até a fabricação de alimentos.

Inúmeros benefícios resultam da utilização de gelo seco. Esta técnica é versátil e pode economizar tempo, devido à redução da discriminação e montagem de equipamentos e evita a remoção de excesso de resíduos que caracteriza outras técnicas de limpeza, como jateamento com areia.

—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

O gelo seco proporciona uma limpeza rápida e completa, ao mesmo tempo que reduz os danos às superfícies. A intensidade pode ser calibrada para abranger desde retoques finos até grandes projetos, como tirar poeira de queima de livros ou escória de soldagem de ferramentas.

O jato de gelo seco pode ser mais seguro para o meio ambiente e à exposição humana, pois não necessita de solventes tóxicos para conseguir uma limpeza profunda, mesmo quando as ferramentas de depuração não podem alcançar. Custos de trabalho podem ser reduzidos, porque os projetos de limpeza podem ser comparados entre dias ou horas. Os custos de transferência são reduzidos ou até eliminados.

Trabalhador limpa máquina com jato de dióxido de carbono

Trabalhador limpa máquina com jato de dióxido de carbono

O dióxido de carbono apresenta inúmeras vantagens em relação aos tradicionais meios de abrasão. É barato, não-tóxico, fácil de armazenar e pode até mesmo ser criado em locais de trabalho. Também é não abrasivo, não condutor, não inflamável e não faz nenhum dano ao material elétrico. Ele pode remover vários contaminantes industriais comuns, como desmoldantes, óleos e tintas.

A técnica pode ser usada em componentes elétricos ou de borracha, equipamentos, estruturas de construção de máquinas pesadas e muito mais. Com a eliminação do trabalho físico pesado, solventes tóxicos e resíduos secundários, jateamento abrasivo com gelo seco pode oferecer às indústrias um método de limpeza de baixo custo que pode aumentar a produtividade, a segurança dos funcionários e a qualidade do produto.

O método envolve um processo de três etapas: transferência de energia, micro-choque térmico e a pressão do gás. A transferência de energia conduz as bolas de gelo seco a partir de uma varinha de pulverização com ar comprimido, a uma velocidade supersônica.

A uma temperatura de -78,3 ° C, elas criam um choque microtermal entre o substrato e o contaminante. O contaminante rompe e delamina a superfície. O sedimento explode com o impacto e aquece a um estado gasoso, que se expande sob o resíduo, o poluente se afasta e o gás se dissipa inofensivamente no ar, deixando apenas o material indesejado para limpeza mais rápida.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password