Cabine de revestimento em póCabines de revestimento em pó são recintos dedicados ao processo de revestimento de pó, geralmente encontrados em instalações industriais. Elas são utilizadas, principalmente, para duas finalidades relacionadas: restringir a dispersão do pó utilizado no processo e conter e capturar o excesso de pulverização - isto é, qualquer pó que não se adere ao objeto. Se o pó é disperso em ambiente geral da instalação, isto pode representar um perigo para a saúde, em especial, de qualquer pessoa que inala. Além disso, qualquer pó pulverizado pode ser recolhido e reutilizado, um tipo de economia não disponível em métodos de revestimento molhado e processos de galvanoplastia.

O processo de revestimento em pó funciona de duas maneiras: na primeira, um objeto é mergulhado num banho de revestimento em pó; e, na segunda, o pó é pulverizado sobre o objeto com um pulverizador especial. Uma carga eletrostática, transmitida para o objeto ou pelo pó em si, fornece a adesão do pó sobre o objeto. Após a aplicação, o objeto é cozido num forno especial, durante o qual o pó funde-se e flui para dentro de uma superfície dura e lisa.

Em qualquer dos casos, uma parte do pó pode escapar para o meio ambiente, o que representa um perigo potencial aos trabalhadores desprotegidos. Cabines de pintura são uma solução mais econômica a fim de fornecer equipamentos de proteção a todos em uma instalação, e estabelecer protocolos de garantia que eles estão realmente usando esse equipamento.

Cabines usadas em processos de revestimento

Cabines usadas em processos de revestimento

Cabines de pintura a pó, em geral, não são fechadas durante a operação, pois muitos aplicativos necessitam de um operador para pulverizar o pó sobre o objeto, embora a tecnologia robótica tornou viável construir e operar cabines de revestimento que são completamente fechadas. A carga elétrica que fornece a adesão do pó sobre o objeto é, por vezes, enviada ao objeto por uma corrente através das partículas em suspensão no ar; em outros casos, o próprio pó é carregado quando ele sai do bocal do pulverizador.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Algumas cabines são equipadas com uma grande variedade de filtros para capturar o material pulverizado antes que possa escapar da cabine, e outros modelos de maiores dimensões, especialmente, empregam a tecnologia de recolha de pó para ventilar a cabine e recolher qualquer excesso proveniente do escape. Esta é uma consideração importante para as instalações que praticam com freqüência a operação de revestimento em pó, porque uma das características que faz deste procedimento uma alternativa econômica para a pintura molhada ou galvanização é que pouco pó é perdido como resíduos – muitas cabines prometem coletar mais de 90% de pó pulverizado, que pode então ser reutilizado.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente