Métodos de alinhamento de poliasExistem, basicamente, três métodos diferentes de alinhamento de polias, que são: alinhamento a olho nu, com uma régua, ou com um laser. De um modo geral, a facilidade e a precisão destes métodos são diferentes.

As polias são utilizadas em diferentes tipos de mecanismos. A maneira como estes suprimentos trabalham, essencialmente, é bastante simples, mas auxiliam bastante em tarefas que não podem ser realizadas somente com a força humana. Uma roldana é constituída por uma corda ou correia puxada por cima de uma roda. A correia está ligada a uma extremidade de um objeto (geralmente) pesado, e na outra extremidade liga-se a uma máquina que a puxa ao longo da roda.

O método mais fácil de alinhamento de polia envolve simplesmente observar a aproximação entre a roldana e o cinto. Se o cinto estiver entrando, ele é puxado para trás, em torno da roda, e alinhado de acordo com as ranhuras que se encontram presentes, ou simplesmente é puxado firmemente ao longo do centro da roda. Este método tem a maior margem de erro, e, portanto, não é necessariamente o mais eficaz.

Alinhamento de polias

Alinhamento de polias

O método de alinhamento das polias com uma régua é mais exato do que o alinhamento a olho nu, mas ainda não é tão eficaz se comparado ao alinhamento com um laser. O método com régua é utilizado quando o próprio tambor não está desalinhado ao cinto. Se em algum momento as ranhuras do cinto ou da corda não se igualarem em cada uma das rodas, ele desalinha da régua, que é seu ponto de referência.

O laser é o método mais eficaz de alinhamento de polia. Existem numerosos tipos de lasers que podem ser comprados para este fim, alguns dos quais auxiliam no alinhamento das ranhuras das roldanas. Estes lasers irão determinar o desalinhamento preciso da polia. Com estas medidas, pode-se utilizar parafusos laterais e axiais para realinhar a polia corretamente. Em termos de segurança e eficiência, este é o melhor método.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Se o alinhamento da polia não estiver correto, uma série de problemas pode surgir. Por um lado, um mau posicionamento da correia pode resultar no seu desgaste muito rapidamente, o que significa um custo maior para a pessoa que está tendo a instalação de cintos novos. Há também a possibilidade de o cinto deslizar para fora da polia e um objeto pesado cair. Em última análise, o alinhamento incorreto da polia pode ser não apenas custoso, mas perigoso também.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais