Definição de saneamento industrialSaneamento industrial envolve uma série de práticas que são pensadas especialmente para proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores em ambientes industriais, além de evitar resíduos e poluição no meio ambiente.

Muitos países têm códigos legais específicos que dizem respeito a essa prática e estabelecem as normas para máquinas e equipamentos, assim como para as unidades de fabricação.

Esses códigos podem ser aplicados por representantes de agências de segurança e de saúde ambiental que podem inspecionar as instalações, fazer autuações se as violações forem identificadas e fechar instalações em caso de violações graves.

Questão ambiental é essencial quando se trata de saneamento na indústria

Questão ambiental é essencial quando se trata de saneamento na indústria

Há diversos problemas de saneamento que necessitam de ser considerados em plantas industriais. Um deles é o saneamento básico, que inclui manter a limpeza e a ordem no local, de modo que ele seja agradável e seguro para se trabalhar. Isto inclui ventilação e serviços de limpeza básicos, entre outros.

Os funcionários também precisam ter acesso a medidas de saneamento que ofereçam segurança e limpeza, como banheiros, chuveiros e armários para guardar pertences, por exemplo.

Saneamento industrial inclui treinamento em práticas de segurança e programas que incentivem a observação das normas vigentes. Outro aspecto importante é o controle de resíduos em uma indústria. Gestão de resíduos inclui tudo, desde segurança de produtos químicos utilizados na fabricação até a garantia de que contêineres são reutilizados ou descartados. Um contrato com uma empresa de gestão ambiental pode ser necessário e ela deve demonstrar que está controlando e tratando os resíduos da forma correta. Necessidades especiais de gestão de resíduos, como restos biológicos ou radioativos, podem precisar de tratamento separado.

As necessidades de saneamento na indústria incluem o acesso a água limpa, protocolos claros para a manipulação de materiais e resíduos e o controle dos equipamentos utilizados na instalação para confirmar que não são poluentes ou expõem os trabalhadores a situações perigosas.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


As medidas incluem ainda aquelas tomadas para proteger a integridade do produto, como a refrigeração de carne nos matadouros e proteção contra riscos biológicos em laboratórios farmacêuticos para garantir que os produtos não sejam contaminados.

As necessidades variam bastante conforme a área de atuação. Ao estabelecer uma instalação industrial, um consultor pode ser contratado para delinear as necessidades e desenvolver um plano, incluindo espaço para modificações e melhorias no futuro.

Como as leis ambientais mudam bastante, é importante ter um consultor que esteja familiarizado com os mais recentes regulamentos para uma fábrica segura.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente