O que é fabricação discretaFabricação descontínua (ou discreta) descreve qualquer sistema responsável pela produção de um produto em particular. No final de um processo descontínuo, os produtos individuais podem ser distinguidos um do outro mesmo se eles são basicamente idênticos. Esse tipo de produção é geralmente separado do processo de fabricação.

Processo de fabricação leva algum tipo de matéria-prima e sistematicamente executa algum tipo de operação do mesmo.

Por exemplo, as refinarias de petróleo são fabricantes de processo, porque produzem grandes quantidades de combustível refinado em vez de itens específicos. Outros exemplos de processo de fabricação incluem a produção de concreto, bebidas e pintura. Em geral, os materiais associados com os processos de fabricação são relativamente fluidos. O método também é notavelmente assimétrico, já que normalmente lida com misturas e reações que não podem ser facilmente desfeitas.

Produção discreta, ao contrário, não produz uma saída homogênea. Baseia-se em processos que são mais reversíveis do que os de fabricação. A maioria dos produtos de manufatura discreta pode ser desmontada e devolvida aos seus componentes originais, o menor destes componentes sendo provavelmente o resultado de um processo de fabricação.

Os produtos finais da fabricação discreta podem ter números de série em todos e ser vendidos com etiquetas de preços e códigos de barras individuais.

Exemplos óbvios de manufatura discreta incluem carros, barcos e aviões. Esses itens têm elevados valores individuais e, consequentemente, são tratados com uma grande atenção individual no processo de produção. Conforme esses produtos se movem em todas as linhas de montagem, suas unidades individuais ganham mais e mais valor. Itens de menor valor, como eletrodomésticos ou móveis, são também produtos de manufatura discreta, no entanto, porque são individualmente separados.

Grandes produtos, como carros, aviões e barcos, são exemplos de manufatura discreta

Grandes produtos, como carros, aviões e barcos, são exemplos de manufatura discreta

Alguns itens, como comprimidos ou palitos, ficam na tênue linha entre processo e manufatura discreta. Os produtos finais são separados individualmente, mas são produzidos em massa, de modo que, funcionalmente, podem ser tratados de forma semelhante ao "processo" de bens como líquidos. Uma luminária, por exemplo, pode passar por uma fase processual de sua produção, mas eventualmente se torna um produto discreto.

Em última análise, a diferença entre o processo e a fabricação discreta e é apenas uma generalização para ajudar a compreender as diferentes necessidades associadas com os vários tipos de produção.

Esse tipo de distinção pode ser útil para um contador, engenheiro ou comerciante tentando criar processos que se apliquem simultaneamente para diversos locais de produção. Produção discreta é funcionalmente única, porque a sua saída pode ser medida em unidades de volume, artigos individuais podem ser inspecionados pela qualidade e os produtos podem ser vendidos por unidade, em vez de forma incremental.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção