Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Diferença entre marca de serviço e marca registrada

A marca registrada é um sinal, nome ou símbolo atribuído pelo Escritório de Marcas e Patentes para o produto de uma empresa para torna-lo único e facilmente identificável.

Mais notícias relacionadas a comércio internacional:

Taiwan: mercado promissor de produtos siderúrgicos
Cenário dos laminados planos é dominado pela China Steel Corporation (CSC), única empresa com usinas ...


O que são exportações invisíveis
Também conhecidas como exportações intangíveis, incluem pagamentos, licenciamento e repatriação de lucros entre empresas.


Camex anuncia redução de imposto de importação até 2014
Máquinas e bens de informática não produzidos no Brasil


Diferença entre marca de serviço e marca registradaSe você fabrica um produto ou oferece um serviço, provavelmente quer que sua empresa tenha uma identidade única para permitir que seus clientes saibam a origem do produto ou serviço para ter uma garantia sobre a qualidade e preço.

A forma mais comum de fazer isso é obtendo uma marca comercial.

Essa ferramenta fornece uma identidade única para um produto ou serviço. Enquanto a maioria das pessoas tenha uma idéia do que uma marca registrada é, o conceito de marca de serviço ainda causa confusão.

Este artigo tenta deixar claro as diferenças entre uma marca de serviço e uma marca registrada.

O que é marca registrada?

Qualquer nome único, símbolo ou sinal que é reservado e usado por uma empresa ou entidade comercial é chamado de sua marca registrada. Esta marca não pode ser utilizada pelos concorrentes e, dessa forma, define o negócio para além de outras empresas que fazem produtos semelhantes.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


A sigla TM ao lado do nome de um produto ou de uma empresa indica que foi registrado e não pode ser utilizado por outros. No entanto, a letra M é utilizada para uma marca não registrada, ao passo que as registradas são caracterizadas por R maiúsculo dentro de um círculo.

Este sistema universal (vale em todo o mundo) é útil tanto para o proprietário da empresa, como para seus clientes e consumidores, que passam a reconhecer a fonte daquilo que compraram.

Por outro lado, empresários podem se certificar de que seus clientes não comprem por acaso um produto semelhante feito por qualquer outra empresa. Existem agências internacionais que fornecem marcas de produtos e empresas em diferentes categorias – nos EUA, por exemplo, essa é uma tarefa da USPTO.

Marcas registradas de empresas multinacionais
Marcas registradas de empresas multinacionais


O que é marca de serviço?

Serviços são diferentes de bens de consumo, no sentido de que não existe qualquer embalagem ou prateleiras para sua venda.

No entanto, dependendo do serviço fornecido, eles podem receber um sinal ou símbolo único, para tornar o serviço conhecido por esta marca, a chamada marca de serviço.

Um bom exemplo são os Correios. Mesmo que nenhum produto com o nome do serviço de postagem esteja disponível no mercado, os consumidores conseguem facilmente identificar o serviço e a empresa que fornece esse serviço pelo logotipo ou cor destinada a ele.

Há serviços de telecomunicações que fazem uso de um som particular para que os clientes saibam qual é a empresa por trás do serviço imediatamente.

Qual é a diferença entre marca de serviço e marca?

  • A marca registrada é um sinal, nome ou símbolo atribuído pelo Escritório de Marcas e Patentes para o produto de uma empresa para torna-lo único, permitindo aos clientes conhecer a origem do produto.
  • Marca de serviço é equivalente a marca e a única diferença está no fato de que é capaz de diferenciar um serviço de outros.
  • Marca é fornecida para produtos embalados e empresas, que podem fazer uso de TM ou R maiúsculo dentro de um círculo para indicar a sua fonte para os seus clientes e nenhuma outra empresa pode copiar este nome, logotipo ou símbolo.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a comércio internacional:

Importação de produtos químicos da Índia

A indústria química indiana está em franca expansão. O setor proporciona hoje um grande volume de negócios dentro e fora do país. Produtos químicos ...
Pesquisa mostra recuperação da indústria chinesa

A produção industrial na China melhorou neste mês de outubro, dando sinais de que uma recuperação pode estar tomando forma depois de uma queda acentuada da segunda ...
Definição de certificado de origem

O certificado de origem é um documento importante no comércio internacional que atesta que os bens em um embarque de exportação específico são inteiramente obtidos, produzidos, fabricados ...
Modelos de comércio internacional

Modelos de comércio internacional têm sua origem na teoria da vantagem absoluta apresentada por Adam Smith, que demonstrou que era benéfico para um país se especializar ...
Déficit em químicos alcança US$ 12,0 bi no primeiro semestre

As importações brasileiras de produtos químicos totalizaram mais de US$ 19,4 bilhões no primeiro semestre de 2012, enquanto as exportações somaram US$ 7,4 bilh ...
China pretende criar zona de conversão da moeda

A China planeja criar uma zona especial para experimentar com a convertibilidade da moeda em Shenzhen (foto), cidade em que introduziu as principais reformas econômicas há três d ...
Definição de arbitragem internacional

Arbitragem internacional gira em torno de tirar vantagem das diferenças de preços e valores entre bens e empreendimentos em diferentes países. Embora essa seja uma prática ...

Comércio Internacional
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Comércio Internacional


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google