Definição de indústria cíclicaA indústria cíclica é uma divisão do mundo dos negócios que é considerada particularmente sensível aos ciclos de negócios inconstantes. Algumas das razões para mudanças no ciclo de negócios incluem fatores como: mudanças na economia em geral, mudanças sazonais na demanda por bens e serviços produzidos pela indústria, ou alterações nas taxas existentes de juros. As indústrias cíclicas são uma parte bastante representativa do cenário corporativo, e abrangem algumas das indústrias mais estáveis e duradouras encontradas nas economias de muitas nações.

Em geral, a indústria cíclica está envolvida na produção de produtos classificados como duráveis. Bens duráveis são considerados como ativos fornecedores de serviço durante um longo período de tempo. Um dos melhores exemplos de indústria cíclica é a automobilística. Uma das principais áreas de produção desta indústria é, definitivamente, suscetível às mudanças no clima econômico, pelo fato de que a compra de um novo carro ou caminhão é geralmente considerado pela maioria dos consumidores como uma grande aquisição.

A desaceleração da economia tende a incentivar os consumidores a adiar a compra de um veículo novo, a menos que a substituição de um veículo se mostre absolutamente essencial. Para os fabricantes de automóveis, o conjunto ideal de circunstâncias é que a economia seja propícia para o consumo na época do ano em que os novos modelos saem da linha de montagem.

A indústria da construção também pertence à indústria cíclica


A indústria da construção também pertence à indústria cíclica

Se o ciclo de negócios não indica uma alta probabilidade de que os consumidores estarão com vontade de adquirir novos veículos, um fabricante pode limitar a produção até que os indicadores de mercado prevejam um aumento na demanda um pouco maior do que o habitual.

Muitas outras indústrias importantes são consideradas como sendo de natureza cíclica. O setor de construção é uma indústria cíclica, que não só é afetado pela condição geral da economia, mas também por condições meteorológicas existentes. A indústria do aço é uma indústria cíclica afetada pelas tendências atualmente projetadas para outras indústrias cíclicas, como a construção e a indústria automobilística.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

As fábricas de equipamentos pesados são outro tipo de indústria cíclica que se interrelacionam com outros setores cíclicos e podem experimentar uma desaceleração devido às condições inibidoras de mercado. No entanto, é importante notar que as empresas individuais que operam dentro de uma indústria cíclica, muitas vezes, estão preparadas para continuar a funcionar durante uma crise econômica, mesmo planejando tirar vantagem de períodos econômicos nos quais os consumidores estão mais interessados em utilizar seus rendimentos disponíveis.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia