indústria essencialUma indústria essencial é qualquer setor tido como crucial para a estabilidade da economia dentro de uma nação. Para que uma indústria seja considerada essencial, deve produzir bens e serviços primordiais para manter a economia estável, tanto em tempo de paz, bem como quando a nação envolvida está em guerra. Indústrias essenciais podem variar um pouco de um cenário para outro, embora exista um núcleo de indústrias suscetíveis de serem consideradas essenciais para a estabilidade econômica em qualquer momento.

A abordagem mais ampla para uma indústria essencial não somente apela para a inclusão de todas as empresas que produzam bens e serviços específicos relacionados à indústria essencial, mas também refere-se a todas as empresas que fornecem matérias-primas para esses produtores. Por exemplo, se a indústria têxtil é considerada essencial para a economia de um determinado país, em seguida, as empresas que fabricam máquinas têxteis ou fornecem suprimentos, tais como bobinas, cones e fibras em estado bruto para o processo de produção, também são incluídas nesta classificação. Esta abordagem permite reconhecer a importância dessas empresas e indústrias de apoio e o papel que estas entidades desempenham na manutenção de uma economia estável.

As usinas de energia também poder ser classificadas como indústrias essenciais

As usinas de energia também poder ser classificadas como indústrias essenciais

Definir o constitui ou não uma indústria essencial pode ser um pouco complexo. O esforço exige identificação de critérios específicos para determinar o impacto das indústrias sobre a economia global. Normalmente, se a perda de uma indústria paralisaria a economia e abriria a porta para algum tipo de grave crise econômica, tais como o início de uma recessão, há uma boa chance de que essa indústria seja, de fato, referida como essencial. Além disso, se a perda da indústria constituiria uma diminuição significativa do nível de vida dos cidadãos dentro daquela nação, ela provavelmente seria classificada da mesma forma.

Dois dos tipos de indústria essenciais que são normalmente incluídos em praticamente qualquer identificação de setores cruciais são a as indústrias de petróleo e gás e de aço. A falta de um ou outro produto produzidos por esses setores pode danificar seriamente a economia, criando uma grande dificuldade econômica para os consumidores, bem como para as empresas. A eletricidade é também considerada crucial em muitos locais, devido à dependência da maioria das empresas, bem como das famílias, sobre esse tipo de serviço.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

A determinação do status do que constitui uma indústria essencial e o que não constitui pode variar um pouco, dependendo de como a economia do país está estruturada, levando em conta também quais os acontecimentos políticos e outros detalhes estão ocorrendo. Não é incomum que algumas indústrias sejam classificadas como essenciais durante a guerra, mas perdem esse status em períodos de paz. Além disso, a tecnologia emergente pode tornar uma indústria essencial anteriormente como não essencial perante as condições econômicas mais recentes. Por esta razão, os economistas e analistas podem fazer e ajustar listas de economias essenciais ao longo do tempo.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia