ecologia marinha em meio ambienteEcologia Marinha é o ramo da ciência ecológica preocupada com organismos que vivem nos oceanos, rios e lagos, ou perto deles, além de estudar seus comportamentos e suas interações com o meio ambiente. O escopo de estudos em ecologia marinha pode variar muito, incluindo o exame de microorganismos unicelulares, passando pela pesquisa sobre os efeitos globais da poluição e da atividade humana. Os cientistas podem observar uma população específica de organismos, identificando os seus comportamentos e relacionamentos, ou investigar habitats marinhos inteiros para ver como diferentes fatores contribuem para o total do ecossistema.

Os pesquisadores que estudam a ecologia marinha se concentram no comportamento animal e suas adaptações. Por exemplo, um cientista observa uma determinada população de organismos marinhos para descobrir como eles encontram companheiros, alimentos, interagem com outras espécies e se adaptam às condições ambientais. O pesquisador pode revisitar um grupo de organismos ao longo do tempo com o intuito de avaliar seu sucesso reprodutivo, bem como padrões de migração, números da população e suas respostas a diferentes tipos de clima.

Cientistas especializados em ecologia de ecossistemas podem passar meses ou até anos pesquisando uma região específica, como uma linha de costa, para descobrir os vários impactos que os componentes vivos e não vivos têm sobre o meio ambiente local. Eles investigam os diferentes tipos de plantas e animais nativos e suas interações dentro de um ecossistema. Cientistas marinhos, frequentemente, consideram os efeitos das variáveis, tais como luz, temperatura e salinidade da água, em populações de seres vivos. Eles também têm a tarefa de determinar como as ações humanas e as espécies exóticas marinhas afetam o bem-estar de um ecossistema.

A ciência marinha também estuda modos de preservação dos oceanos

A ciência marinha também estuda modos de preservação dos oceanos

Além de observações de campo e estudos, a ecologia marinha pode ocorrer em um ambiente de laboratório. Os profissionais desta área normalmente empregam microscópios e equipamentos de laboratório a fim de analisar amostras de solo, ar, água e matéria viva. Eles definem como os níveis de poluição ou da qualidade da água mudaram ao longo do tempo, e como os diferentes organismos se adaptaram a essas mudanças ambientais. Cientistas de laboratório estudam bactérias, algas ou outros microorganismos, para saber mais sobre seus papéis em um ecossistema.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Muitos ecologistas marinhos trabalham para agências governamentais e organizações ambientais sem fins lucrativos para promover os esforços de conservação e proteção. Os profissionais do setor que trabalham para o governo, muitas vezes, ministram palestras e seminários para educar o público sobre a importância dos ecossistemas marinhos e alertam sobre o que as pessoas podem fazer para melhor protegê-los. Aqueles que trabalham para organizações sem fins lucrativos podem levar projetos de limpeza para restaurar margens danificadas e piscinas naturais.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente