estruturas de governança corporativaAs estruturas de governança corporativa são, normalmente, organizadas de forma centralizada ou descentralizada. A organização centralizada propõe a tomada de decisões por autoridades, ou seja, por aqueles que estão no alto nível de hierarquia dentro de uma organização. A estrutura da organização é uma hierarquia horizontal. Empresas descentralizadas, por outro lado, envolve tanto funcionários quanto gerentes e autoridades na tomada e execução de decisões estratégicas.

O setor de governança mais corporativa é composto por um conselho de administração, uma equipe de gestão executiva e por departamentos que podem ser organizados de acordo com a divisão, função, ou uma combinação de ambos. O conselho de administração geralmente representa o mais alto nível de poder, controle e autoridade em uma organização. Eles votam em diretivas da empresa e planejam estratégias executivas. Em termos de corporações de capital aberto, o Conselho de Administração também atua como uma espécie de elo de ligação entre a equipe da empresa de administração executiva e seus acionistas.

Uma estrutura de organização centralizada faz da linha de frente (pessoal e gestores) responsável pela implementação das políticas e procedimentos de gestão executiva. Das duas principais estruturas de governança corporativa, a linha centralizada é a que permite o mínimo de criatividade e flexibilidade para seus funcionários. Eles normalmente não estão envolvidos no processo de decisão que afeta diretamente a forma como eles executam seus trabalhos. Algumas organizações solicitam o feedback dos funcionários da linha de frente, mas a implementação dessas sugestões muitas vezes pode ser adiada ou ignorada.

Estrutura de governança descentralizada

Estrutura de governança descentralizada

Às vezes também referidas como organizações tradicionais, as centralizadas atribuem responsabilidades muito específicas a cada funcionário, de acordo com seus cargos. Os cargos também são classificados de acordo com nível de supervisão e importância. Aqueles indivíduos que ocupam cargos que estão mais acima na hierarquia da organização possuem maior controle e capacidade de tomar decisões.

Em contraste, uma organização descentralizada dá aos funcionários de nível mais baixo a autoridade de tomar decisões que impactam diretamente nos clientes da empresa ou nas tarefas dos empregados. Eles não necessitam de autorização de superiores para obter a aprovação antes de agir. Uma organização descentralizada envolve diretamente todos os funcionários nas decisões que afetam os processos, procedimentos e políticas que possam melhorar as condições de negócios ou de eficiência nas tarefas de trabalho. Das duas estruturas de governança corporativa, as organizações descentralizadas tendem a gerar um ambiente mais colaborativo.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Outra vantagem para organizações descentralizadas é que a estrutura mais aberta estimula a comunicação. Isto também tende a resultar em níveis mais elevados de motivação e satisfação no trabalho. Organizações descentralizadas são também referidas como planas ou orgânicas.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Responsabilidade Social
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Responsabilidade Social