O que é hierarquia corporativa

hierarquia corporativaHierarquia corporativa descreve o tipo de estrutura de poder dentro de uma organização. Muitas vezes, o termo “hierarquia corporativa” é usado em referência ao modo como os diferentes cargos, na organização em questão, estão ordenados do menor para o maior na escada organizacional.

A maioria das empresas, geralmente, segue um formato semelhante, o que significa que eles geralmente têm um Chief Executive Officer (CEO) no comando dos assuntos, seguido por um conselheiro ou diretor e por pessoas que ocupam outros cargos dentro da empresa, identificados como necessários ao tipo de organização, de acordo com seus objetivos.

Algumas empresas têm também um presidente, que representa o poder maior dentro de um grupo empresarial, servindo como figura de comando, em termos de funcionamento da empresa. Na maioria dos casos, um presidente pode ser o proprietário da empresa, que contrata outros funcionários para comandar os negócios em seu nome.

CEO da empresa no comando das decisões

CEO da empresa no comando das decisões

Como mencionado anteriormente, a figura reconhecida no topo da hierarquia é o CEO da empresa, que pode ter um ou mais vice-presidentes posicionados logo abaixo na ordem da hierarquia corporativa. Um fator muito interessante na hierarquia corporativa é o fato de que os empregados que formam as camadas mais baixas são muito mais numerosos e seus cargos não requerem tamanha especialização como aqueles acima deles, o que significa que a estrutura da hierarquia corporativa começa a diluir quanto mais perto se chega ao topo.

A determinação do posicionamento exato dos indivíduos na hierarquia depende da indústria em particular e do tipo de empresa. Por exemplo, o tipo de hierarquia corporativa em uma planta de produção de aço vai diferir substancialmente do modelo de hierarquia corporativa em um escritório de advocacia, levando em conta apenas a descrição dos indivíduos que compõem a escada corporativa e suas funções.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
O escritório de advocacia pode ter um parceiro sênior, além de sócios e associados e assim por diante, enquanto a fábrica de aço pode ter um CEO seguido por um vice-presidente, o gerente geral da unidade, e assim por diante.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password