Tempestades solares afetam rede elétrica

Tempestades solares afetam rede elétricaUma tempestade solar é um evento em que a atividade do Sol interfere com o campo magnético da Terra. Pelo fato de que o Sol está tão longe, muitas pessoas acreditam que as tempestades solares não são capazes de provocar muitos danos, mas podem, de fato, ser bastante devastadoras. Uma pesquisa realizada por especialistas americanos no início de 2000 criou uma série de potenciais piores cenários, que ilustraram o poder destrutivo das tempestades solares, incluindo cenários que mostram que as nações mais desenvolvidas do mundo sofreriam por uma década, ou mais, com uma tempestade de grande magnitude.

As tempestades solares ocorrem como resultado de eventos, tais como erupções solares e ejeções de massa coronal. Estes eventos geram o chamado “vento solar”, uma rajada de partículas carregadas que podem colidir com o campo magnético da Terra em questão de horas, caso o vento solar passe em direção à Terra. A colisão pode gerar uma leve tempestade geomagnética, e esta tempestade pode durar vários dias sob certas condições.

A tempestade solar mais grave da história ocorreu em 1859. Conhecido como o Evento Carrington, a tempestade solar causou perturbações eletromagnéticas em todo o mundo, incluindo auroras sobre o equador e provocou a interrupção de dispositivos científicos que contavam com o campo magnético da Terra para funcionar corretamente. Tempestades menores também foram registradas em 1958, 1989 e 2000, e esses eventos foram associados às interrupções da rede elétrica e danos a satélites.

Tempestades solares ocorrem todos os dias

Tempestades solares ocorrem todos os dias

Preocupações sobre as tempestades solares giram em torno de sua capacidade de prejudicar os sistemas elétricos. Uma forte tempestade solar derrubaria, efetivamente, a rede elétrica em uma cidade, por exemplo, o que teria consequências muito graves. Redes de comunicação e satélites também são atingidos nesse caso.

Uma tempestade solar pode também envolver a introdução de enormes quantidades de radiação, o que é perigoso para muitos organismos vivos. A interrupção do campo magnético da Terra também pode ser prejudicial para alguns organismos. Alguns animais, por exemplo, parecem ser sensíveis a campos magnéticos e podem ficar desorientados durante uma tempestade solar.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Devido a preocupações com as tempestades solares, uma série de agências monitora a atividade solar a fim de observar sinais de eventos que podem desencadear uma tempestade solar. Periodicamente, avisos ou alertas são emitidos com a finalidade de alertar as pessoas para os eventos que causem perturbações, tais como interferência em sinais de rádio. No caso de uma grande tempestade solar, no entanto, há muito pouco que pode ser feito para preparar ou evitar danos.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password