Definição de engenharia térmicaEngenharia térmica é um campo amplo que engloba tecnologias que lidam com sistemas de aquecimento e refrigeração, transferência de calor e mecânica dos fluidos .

Instrumentos de controle de temperatura são essenciais em muitas áreas da indústria, incluindo o setor de energia elétrica, a indústria automobilística e de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC). Os princípios de engenharia térmica também são cruciais para o funcionamento de veículos e outras máquinas.

A transferência de calor é uma grande preocupação nessa área do conhecimento. A transferência de energia, sob a forma de calor, através de diferentes regiões físicas é transgeração de calor.

Quando uma área de alta temperatura está próxima de uma área de baixa temperatura, o calor flui naturalmente a partir da região de temperatura mais elevada para a região de menor temperatura.

Este princípio, conhecido como condução, é usado em muitas configurações térmicas para aumentar ou diminuir a temperatura de um sistema. O isolamento, por exemplo, reduz a condução de calor e mantém as regiões de temperatura relativamente distintas.

O aquecimento e refrigeração de líquidos são importantes em muitos ambientes industriais e constituem outra parte importante dessa área.

Um engenheiro térmico também deve compreender a dinâmica de fluidos. Líquido de arrefecimento, uma substância de arrefecimento, é utilizado para reduzir a temperatura dos processos e evitar o sobreaquecimento. Ebulição é outro método que cria o vapor que pode ser condensado no refinamento de um produto químico. O estudo destes processos ajuda os profissionais industriais a determinar a regulação ótima da temperatura em cada caso.

Essa classe da engenharia tem aplicações fora das unidades industriais também. Um exemplo é o setor de HVAC, que trata de refrigeração, ventilação e regulação da temperatura dentro dos edifícios.

Em carros, controle térmico é fundamental

Em carros, controle térmico é fundamental

Um prédio de escritórios em um clima quente e úmido pode precisar de mais ventilação e ar condicionado para promover arrefecimento do que o mesmo edifício em um clima frio. Estabelecimentos comerciais, como restaurantes, podem exigir sistemas de refrigeração fortes para o armazenamento de alimentos. Todas estas considerações técnicas se encaixam dentro do reino da térmica de engenharia.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Em menor escala, veículos como carros e ônibus também exigem esses conhecimentos em sua função diária. O aquecimento e arrefecimento do carro são controlados por gestão térmica de sistemas integrados ao design. Transferência de calor, dinâmica de fluidos e outros princípios trabalham para o resfriamento do motor e a manutenção do fluxo de óleo.

A engenharia térmica é importante para o desenho de praticamente qualquer máquina. Elementos mecânicos e circuitos elétricos geram calor durante a operação e o acúmulo de calor pode muitas vezes ameaçar o dispositivo. Mecanismos de refrigeração, geralmente ventiladores ou circuladores de líquidos, são adicionados para compensar e ajudar a regular a temperatura interna da máquina. Bons exemplos de dispositivos que utilizam este princípio incluem computadores e baterias de carro.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial