Gestão de risco corporativoGestão de risco corporativo é a prática pela qual uma empresa ou corporação identifica os riscos envolvidos na execução de seus negócios e tenta eliminá-los ou reduzir sua gravidade. A chave para esse processo consiste em fazer preparativos para um evento desastroso antes de ele ocorrer, para que as operações não sejam interrompidas caso o pior cenário ocorra. Em termos de empresas que fazem negócios envolvendo grandes quantias de dinheiro, o gerenciamento de riscos diz respeito aos esforços para tomar precauções contra calamidades repentinas. Isto tornou-se cada vez mais importante para empresas, pois os órgãos reguladores passaram a reprimir corporações que se colocam no alto grau de risco financeiro.

A gestão de riscos é uma parte essencial do processo de negócios, mesmo para as empresas menores. Um acontecimento inesperado que danifica o núcleo de um negócio é, obviamente, algo que nenhuma empresa quer encontrar, mas simplesmente fingir que esses eventos não acontecem é um convite ao desastre. Como resultado, as empresas empregam especialistas de gestão de riscos para garantir que os potenciais problemas que surgem não provoquem danos irreparáveis. Portanto, gerenciamento de riscos corporativos é uma parte essencial de uma empresa de sucesso.

O jogo de xadrez é uma forma análoga de explicar a gestão de riscos em uma empresa

O jogo de xadrez é uma forma análoga de explicar a gestão de riscos em uma empresa

Uma das maneiras que a gestão de risco corporativo é alcançada é através do uso de modelagem de risco. Especialistas em gestão podem criar modelos para identificar todos os eventos possíveis que poderiam prejudicar uma empresa, incluindo problemas financeiros ou questões legais. Eles podem avaliar os danos consequentes caso um destes eventos realmente sejam concretizados. Conhecer o dano envolvido com cada problema potencial permite a empresa alocar recursos para cada área, de acordo com o problema compatível e com a gravidade do dano potencial.

Empresas que lidam com transações que envolvem grandes quantias de dinheiro, certamente, necessitam da gestão adequada de risco corporativo. Esta prática não só beneficia a empresa, mas a sociedade como um todo. Quando uma instituição financeira de grande porte sofre, muitas vezes, leva a economia para o fundo do poço juntamente com ela. Como resultado, as finanças dos indivíduos podem ser adversamente afetadas.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Por estas razões, tem havido muitas iniciativas regulatórias postas em prática para se certificar de que a gestão adequada do risco corporativo é promulgada pelas maiores empresas. Relativas a instituições financeiras, estas iniciativas podem impor restrições sobre a quantidade de risco que as instituições financeiras sofrem. Além disso, essas empresas muitas vezes são obrigadas a ter reservas suficientes de capital, planejando-se bem para fazer transações enormes.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas