Aplicação dos alicates bomba d’águaOs alicates bomba d’água são um tipo de ferramenta projetado para agarrar, segurar, comprimir ou aplicar torque a um objeto. Estas ferramentas também podem ser referidas como alicate bomba. A característica distintiva deste tipo de instrumento é o seu design usando um fulcro ajustável, o que permite que as mandíbulas se acomodem em vários objetos de diversos tamanhos. Dependendo do tamanho da ferramenta, as mandíbulas podem operar a partir de uma posição fechada a alguns centímetros de distância.

O alicate bomba apresenta uma abertura elíptica, que permite que o eixo deslize e utilize qualquer uma das séries de canais de alças. Uma saliência ou língua na alça oposta desliza através do canal selecionado, mantendo o espaço desejado entre as mandíbulas do alicate. Isto permite que o utilizador segure ou compacte objetos de tamanho variável confortavelmente, já que as alças permanecem na mesma posição relativa.

O modelo de alicate bomba é fabricado em tamanhos determinados pelo comprimento das alças. A ferramenta pode ser tão curta quanto 10 cm, mas pode ser encontrada em comprimentos de até, aproximadamente, 60 cm. Ao contrário dos mais comuns alicates articulados, as mandíbulas do alicate bomba são angulares. As alças são compensadas por 45 ou 60 graus a partir dos maxilares. Uma vantagem disto é a capacidade de manobrar em espaços apertados, além de possibilitar um maior ajuste.

Este tipo de alicate é mais frequentemente usado no encanamento de casas ou em aplicações automotivas. A largura variável das garras combinadas com as alças de deslocamento faz com que a ferramenta seja ideal para o aperto ou o afrouxamento da ligação de água da mangueira e da mola do tipo braçadeira, ambas as quais necessitam de uma abertura da mandíbula relativamente ampla. O comprimento estendido das alças, combinado com a facilidade de agarrar, aumenta a resistência da alavanca e confere maior força de compressão.

Modelo de alicate bomba d’água

Modelo de alicate bomba d’água

Alicates bomba d’água são geralmente feitos a partir de aço de alto carbono. Eles também podem ter revestimento de cromo como um recurso de cosméticos, bem como apertos emborrachados no punho. Alguns alicates serão fabricados a partir de latão para evitar faíscas quando se trabalha em atmosferas explosivas ou com objetos que contenham líquidos inflamáveis. Em raras ocasiões, inserções ou outros meios de proteção são utilizados para prevenir danos no objeto pela ação das mandíbulas.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Os modelos de alicates bombas, originalmente, foram projetados para o aperto e remoção de embalagem da bomba de água. O primeiro projeto foi comercializado pela Companhia Ferramenta Champion–DeArment sob o nome de marca registrada ® Channellock em 1930. A empresa, mais tarde, mudou seu nome para combinar com o seu produto.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais