inspeção radiográficaInspeção radiográfica é uma técnica de ensaio não destrutivo utilizada para avaliar sinais de falhas em objetos e componentes que possam interferir na sua função. Isto é conseguido com o uso de radiografias, imagens geradas pelo bombardeamento do objeto inspecionado, com a radiação. Inspeção radiográfica com raios-X e raios gama são as duas formas mais comuns desta técnica. Empresas que realizam ensaio de materiais, muitas vezes, oferecem inspeção radiográfica para os seus clientes, e algumas empresas têm seus próprios equipamentos para esta finalidade.

Na inspeção com filme radiográfico, o objeto é montado em um manipulador com placas sensibilizadas por trás dele. Raios-X ou radiação de raios gama focam no objeto, e a placa é exposta pela radiação, que passa através do objeto. Uma vez desenvolvida, a placa revela uma imagem do que está acontecendo dentro do objeto, em detalhes muito precisos e minuciosos. Isto pode ser usado para identificar os defeitos, tais como fendas, variações de espessura, inclusões, bolhas, má soldagem, e assim por diante.

A desvantagem de usar um filme radiográfico é que isso leva tempo. Por vezes, as empresas preferem utilizar a inspeção em tempo real, em que a imagem radiográfica é exibida num monitor, e um dispositivo é movido sobre o objeto a ser inspecionado. Este método tende a ter uma resolução menos clara, e não cria um registro permanente, a menos que a película de controle em tempo real seja gravada, tal como é feito em alguns casos. A vantagem é que ele pode ser feito muito rapidamente, sendo um aspecto essencial durante a inspeção e a reparação rápidas.

Ensaio não destrutivo

Ensaio não destrutivo

A radiografia de controle pode ser exigida por lei, por razões de segurança, ou uma empresa pode optar por utilizar esta técnica no intuito de garantir que seus produtos sejam de alta qualidade. A natureza não destrutiva é também uma vantagem, pois o controle radiográfico pode ser utilizado para avaliar detalhes rapidamente sem a necessidade de desmontar objetos ou danificá-los no processo. Por exemplo, quando as companhias aéreas inspecionam componentes de aviões, tais como trem de pouso, a inspeção radiográfica é aplicada na verificação de dispositivos internos, a fim de confirmar que os componentes estão em boas condições de funcionamento.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Algumas precauções especiais devem ser seguidas quando ocorre a realização de inspeções radiográficas, porque as pessoas podem ser prejudicadas pela exposição à radiação. Pessoas e dispositivos precisam ser adequadamente protegidos, e a área de inspeção deve ser claramente marcada com avisos para que as pessoas entendam que um risco de radiação está presente. Também é importante seguir o protocolo estabelecido para a segurança, usando o equipamento de inspeção conforme o indicado e com todos os recursos de segurança operacionais e de trabalho.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação