Produtos feitos de plástico recicladoO plástico reciclado pode ser usado para fazer diversos outros produtos, dependendo do tipo de resina. Existem vários tipos diferentes de resina plástica usada para fazer produtos diferentes.

Por exemplo, o HDPE, ou polietileno de alta densidade, é muito duro – por isso, aparece em embalagens rígidas, como recipientes de leite, tubos e garrafas de bebidas. Quando é reciclado, se transforma em tubos, garrafas, baldes, contentores de óleo de motor e embalagens de detergente.

Já o PEBD, ou polietileno de baixa densidade, é usado para fazer plásticos flexíveis, como sacolas para vestuário, supermercados e sacos de lixo, algumas tampas e garrafas e brinquedos. É resistente, mas flexível e um pouco transparente. Sua reciclagem pode gerar pallets ou novos sacos de lixo.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


PET ou polietileno tereftalato, é semi-rígido ou rígido, dependendo da espessura. Ele proporciona um bom método de barreira, especialmente para utilização em garrafas de refrigerantes. O PET pode ser produzido em forma de película fina, como a que é usada para fazer Mylar. É também utilizado para a embalagem de alimentos. Quando reciclado, resulta em enchimento de fibras, carpetes ou recipientes e garrafas e até mesmo roupas.

Uma fibra de poliéster de alta qualidade chamada Eco-Fi, ou EcoSpun, foi desenvolvida a partir de garrafas PET. Roupas estão agora disponíveis feitas com plástico reciclado, além de peças para decoração, mantas, cobertores e tapetes.

Algumas empresas têm experimentado com formas inovadoras de reutilização do material. Nos EUA, uma companhia desenvolveu um telefone celular a partir de plástico reciclado. Uma outra empresa se especializa na fabricação de placas personalizadas com esse suprimento.

Banco feito de plástico reutilizado

Banco feito de plástico reutilizado

A reciclagem de plástico usa muito menos energia do que criá-las novamente. Entre 7% e 8% dos combustíveis fósseis do planeta são usados para produzir plástico. Ao reciclar apenas uma garrafa de plástico, é possível economizar energia suficiente para alimentar uma lâmpada de 60 watts por 6 horas.

Conforme o mundo se torna mais e mais preocupado com o meio ambiente e com o aumento dos riscos ambientais, pode-se esperar um crescimento contínuo na reutilização de plástico para as nossas necessidades diárias.

O plástico é um material reciclável, mas a maioria acaba no descarte. Como a versão mineral em garrafas de plástico se tornou uma forma conveniente e relativamente barata para se ter água potável à mão, seu descarte tem contribuído para o aumento de dejeto nos aterros. Cerca de 38 bilhões de garrafas de água são jogadas fora a cada ano e apenas cerca de 20% são reciclados. Uma vez que o processo de decomposição do plástico no aterro não começa antes de 700 anos, é fundamental reciclar o material para que ele possa ser reutilizado.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente