radiografia industrialRadiografia industrial é um método de teste para falhas e defeitos ocultos em vários tipos de materiais, utilizando-se raios-X ou radiação gama. A radiografia industrial é semelhante à tecnologia médica de raios-X, em que um filme grava uma imagem de um artigo colocado entre a película e uma fonte de radiação. A natureza da penetração da radiação produz uma imagem clara da estrutura interna do material com quaisquer anomalias de densidade, tais como rachaduras claramente visíveis.

Esta característica da radiografia industrial a torna um veículo de ensaios não destrutivos em engenheria de materiais para verificar desgaste em peças de trabalho e defeitos de uniformidade em itens recém-produzidos. Embora as fontes de radiação utilizadas na radiografia, em geral, não representam riscos para a saúde, medidas de segurança relevantes devem ser sempre respeitadas.

Falhas e defeitos ocultos dentro da estrutura de qualquer item são impossíveis de detectar sem técnicas de testes invasivos ou destrutivos ou de imagem de raios-X. Serrar peças recém-soldadas para verificar a integridade da solda é um procedimento um tanto contraproducente, por isso, a radiografia industrial é uma opção atraente para o diagnóstico não destrutivo. A tecnologia também pode ser aproveitada na indústria de construção a fim de localizar barras ou tubos em estruturas de betão antes de derrubar paredes. É ainda utilizada como um auxílio para fazer a varredura de segurança em recipientes fechados para contrabando, armas, ou clandestinos.

Esta técnica de ensaio não destrutivo revela danos internos de peças e tubulações.

Esta técnica de ensaio não destrutivo revela danos internos de peças e tubulações.

O princípio básico do processo é bastante simples e comum a todos os procedimentos de radiografia. A radiação de uma fonte controlada penetra no item de teste e expõe uma película especialmente formulada. À medida que a radiação passa através do ponto, uma porção dela é absorvida pela estrutura molecular do material. A quantidade de radiação absorvida depende da densidade e da composição do material. Em poucas palavras, a quantidade de radiação que passa através do ponto de exposição do filme depende da densidade do material.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Como fendas, fissuras e bolhas no material, obviamente, têm densidades diferentes, elas serão caracterizadas por diferentes valores de exposição à radiação, de modo que os raios penetrem mais ou menos nesses pontos durante a exposição. Isto cria uma imagem muito precisa da estrutura interna do item. Os objetos colocados dentro de um espaço fechado também irão mostrar suas anomalias quando expostos à radiação. A radiografia industrial pode ser usada para varrer uma ampla gama de materiais desta maneira, incluindo metais, cerâmica, betão, alvenaria, plásticos, madeira e fibras orgânicas.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação