O que é uma manga termorretrátilUma manga termorretrátil é uma manga de proteção colocada sobre fios, mangueiras e outros componentes necessários para permanecerem secos e cobertos. Feita de uma mistura única de plástico, a manga termorretrátil é colocada sobre um componente e, em seguida, reduzida em tamanho a cerca de metade do seu volume original pela aplicação de calor. Isto é normalmente realizado por meio de um soprador de ar quente ou pistola de calor, como é vulgarmente chamado o instrumento. Os avanços na tecnologia também criaram um tecido do tipo de manga termorretrátil que é utilizado em aplicações em que um material mais forte de tecido é utilizado para adicionar força a uma emenda.

Embora, de modo geral, se encontrem em junções elétricas e nas extremidades terminais, o uso da braçadeira termorretrátil não está limitada a estas aplicações. A manga também é utilizada para criar proteção contra a corrosão, à abrasão e proteção de alívio de tensão. Quando utilizada com a finalidade de isolamento, a manga de proteção com adesivo revestido é comumente usada. Esta manga incorpora um tipo de adesivo que funde e flui ao longo da manga, uma vez que é aquecida e encolhida. Os selos adesivos retiram toda a umidade, sujeira e detritos que poderiam prejudicar o conector do terminal ou emenda.

manga termorretrátil

Manga termorretrátil protegendo fios.

Muitas vezes fabricadas com várias cores, os modelos de mangas termorretráteis são também utilizados para cabos de cores coordenadas, fios e tubos. Isto permite que os trabalhadores utilizem a cor do componente como um código em esforços futuros de reparação. A manga termorretrátil é também usada para conter e segurar os fios individuais em vários cabos ou em um grupo singular, permitindo que o grupo de fios seja mais facilmente encaminhado ao longo de um tubo de conduta, entre andares de edifícios e ao longo do interior de um automóvel.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

A vedação hermética criada quando a manga é contraída é muito mais protetora contra a contaminação exterior do que a fita preta ou elétrica, fita adesiva ou cola. Ao contrário de alguns equívocos, a manga termoencolhível não pode ser ativada por meio de um secador de cabelo comum ou secador. A utilização de uma pistola de ar quente específica é necessária para a ativação de mais calor. Quando o fogo é usado para ativar a manga, é importante evitar qualquer queimadura acidental ou furos na superfície da manga.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais